O produto foi destinado em uma parceria da Prefeitura de Vilhena com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Marcelo “Boca”, o prefeito Eduardo Japonês determinou que a secretaria desse apoio e atenção aos pequenos produtores. “O prefeito Eduardo sempre nos pede para dar uma atenção especial aos pequenos produtores, que devem ser o foco do poder público. Fizemos essa parceria, entre Semagri, Emater e Seagri, para destinar essas 210 toneladas de calcário para produtores de leite do município. Está sendo um sucesso”, destacou “Boca”.
Nos próximos dias, a Semagri, em parceria com a Emater e a Seagri, irá realizar novas entregas de calcário para mais produtores, visando melhorar a produtividade e a agricultura familiar na região.
UTILIDADE DO CALCÁRIO – Corrigir a acidez do solo é uma das principais e mais conhecidas funções do calcário, mas não a única. De acordo com os técnicos da Semagri, o insumo fornece cálcio e magnésio, dois macronutrientes que garantem boa estruturação física do solo para a promoção da atividade microbiana, desenvolvimento das plantas e eficiência da adubação. Além disso, o calcário cria um ambiente propício para o desenvolvimento das raízes, aumenta a disponibilidade de fósforo, reduz a toxicidade de alumínio e manganês, aumenta a mineralização da matéria orgânica e aumenta a agregação, podendo reduzir a compactação.
Semcom
TRABALHO DE DISTRIBUIÇÃO do calcário feito pela Semagri complementa oferta do insumo pelo Estado