
A Agência da Caixa Econômica Federal na avenida Major Amarante e casas lotéricas de Vilhena tiveram um fluxo maior na manhã desta quinta-feira, 09 de abril. Na Caixa uma fila com dezenas de pessoas começou a se formar já por volta de 7h30. A fila se estende por quase um quarteirão da avenida.
A reportagem apurou que o motivo da aglomeração de pessoas no entorno da agência e casas lotéricas é a busca pelo auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais que o governo federal disponibilizou para saque a partir desta quinta. O auxílio é uma das medidas de combate aos efeitos econômicos negativos da pandemia do novo coronavírus. Na fila poucas pessoas foram vistas usando máscaras.

O governo federal estima que 2,5 milhões de pessoas recebam hoje a primeira parcela do auxílio emergencial. Os primeiros a receber são aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa.
Segundo dados do Ministério da Economia, o benefício será depositado na conta poupança de 2.150.497 clientes da Caixa e na conta de 436.078 clientes do Banco do Brasil. O total disponibilizado para essa primeira etapa do pagamento foi de cerca de R$ 1,5 bilhão.