Prefeitura revitaliza rotatórias da BR-364 através de parceria da Semosp com Semma

Flores, árvores nativas, limpeza e reparos envolvem ação de urbanismo com advento das chuvas e fim de ano

849

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) iniciou o plantio de mudas de arbustos floridos da espécie Mini Ixora (Ixora coccinea) nos canteiros centrais das rotatórias da BR-364 em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A ação faz parte de ampla iniciativa de urbanismo na cidade, que envolve a limpeza, roçagem e arborização de canteiros e espaços públicos tendo em vista o início das chuvas, que permitem o plantio facilitado.

Segundo o secretário municipal de Obras, Marcelo “Boca”, a ação tem a finalidade preparar a cidade com a chegada das festividades de final de ano, oferecendo um visual alegre, colorido e compatível com o período. “Plantamos na rotatória da BR-364, em frente ao Posto São José, hoje as primeiras mudas. Caso a experiência seja aprovada, realizaremos esta ação em todas rotatórias e avenidas da cidade”, explica.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Maziero, informou que “as mudas são extraídas de podas realizadas pela Semosp e que o projeto de experimento vai muito além, pois além de flores que irão embelezar nossa cidade, serão plantadas também árvores de várias espécies, inclusive o belíssimo ipê em marginais ou espaços públicos em geral”.

Para o prefeito Eduardo Japonês a ação é mais um passo de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no município na intenção de manter os locais limpos e preservados durante o ano todo. “Estamos investindo em limpeza e manutenção dos espaços públicos e das vias da cidade desde o início do ano. Contamos com a colaboração da comunidade para que preservem o serviço de urbanismo que fizermos. Assim evitaremos gastar tempo com reparos ou reconstrução de serviços já feitos. Queremos uma cidade cada dia mais limpa e bonita, digna dos vilhenenses. Um lugar gostoso para se viver”, disse o prefeito.

A MINI IXORA – A planta escolhida, de nome científico Ixora coccinea, popularmente conhecida como Mini Ixora, tem flores que se formam durante a primavera-verão, sendo duráveis e muito visitadas por borboletas e beija-flores. Deve ser cultivada sempre a pleno sol, e não é muito exigente em fertilidade, sendo bastante rústica e dispensando manutenções. Originária da China e Malásia, floresce o ano todo, principalmente no verão e pode ser cultivada no país todo nas regiões de clima quente a temperado. É excelente para acabamento de canteiros de arbustos grandes ou para forrações de média altura, pois atinge no máximo 80 centímetros, evitando obstrução da visão dos motoristas.

Semcom

PLANTIO DE FLORES nas rotatórias visa embelezar o município com parceria de secretarias