A Prefeitura de Vilhena publica nesta quinta-feira, 22, o Decreto nº 64.894/2025, liberando as servidoras municipais mães atípicas do expediente nesta sexta-feira, 23, para que possam participar das atividades da Primeira Semana das Mães Atípicas. O evento passa a integrar, oficialmente, o calendário de eventos do município após a aprovação da Lei Municipal nº 6.505/2025, de autoria da vereadora Amanda Areval.
A nova legislação visa valorizar e reconhecer as mães atípicas, mulheres que cuidam de filhos em condições que exigem atenção diferenciada, e garantir visibilidade às suas lutas, desafios e direitos. A Primeira Semana das Mães Atípicas está sendo organizada pelo Gabinete da Vereadora Amanda Areval, com apoio da Prefeitura e diversas entidades.
O prefeito Flori Cordeiro destacou a importância da medida. “Nos empenhamos em atender prontamente esse pedido, encaminhado pela Procuradoria do Município, porque entendemos que as mães atípicas precisam ser valorizadas, respeitadas e acolhidas. A liberação das servidoras é um gesto de reconhecimento e sensibilidade com essas mulheres que enfrentam desafios diários”, enfatizou.
Com uma extensa programação, a 1ª Semana das Mães Atípicas de Vilhena começa nesta quinta-feira à noite em Vilhena e se estende até sábado de manhã, já contando com centenas de mães inscritas. A programação começa às 19h desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, com a abertura do evento, que receberá a primeira-dama de Rondônia e secretária estadual de Assistência Social, Luana Rocha, o deputado estadual Cirone Deiró, o prefeito de Vilhena e diversas autoridades.
Com o decreto, as servidoras mães atípicas poderão participar integralmente das atividades da Semana, que tem como objetivo fortalecer vínculos, oferecer acolhimento e promover discussões sobre políticas públicas voltadas para a inclusão e apoio às famílias atípicas. A Prefeitura reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva, humana e solidária.