Por intermédio da Defensoria, justiça determina que Hospital Regional garantisse entrada de acompanhante em cesariana no dia dos pais

15455
Foto: arquivo de familia

Foi necessária uma ação movida pela Defensoria Pública de Vilhena para garantir a entrada do acompanhante no parto da esposa, no Hospital Regional de Vilhena, que aconteceu no último domingo, 14, dia dos pais.

O marido da gestante, Thiago Mendes, procurou os responsáveis pela cesariana e ouviu do médico que não havia espaço e estrutura suficiente na sala de parto para permitir a entrada de um acompanhante.

Entendendo como uma negativa, já que não houve autorização, o marido procurou o plantão da Defensoria Pública para buscar o direito do casal, previsto na Lei nº 11.108/2005, lei que garante o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A defensora pública Luana dos Santos Martins Reiners, entrou rapidamente com uma ação e no período da tarde de sábado, houve a sentença favorável, determinando que o Hospital permitisse a entrada do acompanhante, sob pena de pagamento de multa no valor dez mil reais.

Tudo transcorreu bem, mas, a Defensoria alerta a população para que cobre das autoridades, direitos como o de acompanhante, que tem previsão legal e não podem ser descumpridos pelo poder público.

No dia seguinte, dia dos pais, o bebê Lorenzo, de 50cm e 3.480g, veio ao mundo na presença do homenageado do dia, o pai.