O projeto social “Natal Solidário” elaborado pela vilhenense Márcia Deiró em parceria com Corpo de Bombeiros de Vilhena, com a ajuda de sua família e voluntários há sete anos faz com que crianças carentes da cidade possam ter um dia melhor. No ano passado foram atendidas 937 cartinhas, este ano mais de mil já foram adotadas.
Márcia contou que todas as cartinhas com os pedidos de presentes de Natal deixadas no Corpo de Bombeiros são lidas e cadastradas, em seguida uma quantidade é levada ao comércio da cidade para que pessoas possam adota-las, depois são recolhidas juntamente com os presentes.
As cartinhas começaram a ser entregues no Corpo de Bombeiros em novembro, e de acordo com o Subcomandante do batalhão, Tenente Moacyr, até o prazo final de recebimento no dia 20 de dezembro, 1.280 cartinhas já haviam sido cadastradas.
“Entendemos que essa ação social é importantíssima para o Corpo de Bombeiros, não só como instituição e militares, mas como pessoas”, disse o tenente que participa pelo terceiro ano do projeto.
Como é um trabalho continuo, que acontece todos os anos, as pessoas que ajudaram em um ano, no próximo se solidarizam e ajudam novamente. Muitas também preferem entregar pessoalmente o presente de sua cartinha, na casa da criança, e veem a realidade em que vive. Assim, todos os anos cada vez mais pessoas se sensibilizam com o projeto.
Durante estes sete anos, a família de Márcia não possui um Natal tradicional, com a família reunida para cear, pois nos dias 24 e 25 todos estão entregando os pedidos das cartinhas. “Meus filhos não ganham presentes, mas eles vão juntos para entregar”, enfatizou.
Ela disse que já recebeu cartas pedindo apenas um pacote de bolacha. “A maioria das cartinhas são de crianças que passam necessidades e as vezes até fome, então quando você vai entregar e vê uma criança chorar por receber uma cesta básica é uma motivação para prosseguir. Eu sei que o que faço não muda a vida deles mas é um dia em que eu posso dizer: olha, tem alguém que se importa com você…”, relatou.
A entrega dos presentes começou nesta quarta-feira 21 de dezembro e irá até o domingo 25. Para as pessoas que queiram ajudar, ainda há cartinhas para serem adotadas no Corpo de Bombeiros de Vilhena, localizado na Rua Ricardo Franco, 2236, Centro de Vilhena.