Operação Lockdown II: Polícia prende 43 foragidos que pediram auxílio emergencial

1845
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Operação conjunta entre CGU e PCRO resulta na prisão de dezenas de foragidos que buscavam receber R$ 600 de auxílio emergencial do programa do Ministério da Cidadania.

A ação conjunta entre Controladoria Geral da União-CGU e a Polícia Judiciária do Estado de Rondônia-PCRO demonstrou que o estado não está inerte ação criminosa e pretensões de irregularidades no programa do Governo Federal. Na manhã de hoje (05), policiais civis cumpriram mais de 100 mandados de prisão em desfavor de pessoas que buscavam receber o auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal, em razão da Covid-19, mas possuíam mandados de prisão em aberto por diversos crimes, dentre eles: tráfico de drogas, homicídio e até roubo a banco.

A CGU produziu o relatório mediante o cruzamento do banco de dados com os nomes dos foragidos e os cadastrados no auxílio emergencial, as informações foram repassadas ao Departamento de Estratégia e Inteligência da PCRO e na manhã foi deflagrada a Operação Lockdown, cumprida por policiais dos Departamentos de Polícia do Especializada, Metropolitana e do Interior.

Ao todo, policiais civis cumpriram mais de 100 mandados de prisão por todo o estado e até às 11horas desta manhã 43 pessoas já haviam sido presas.  Os “espertinhos” foram encaminhados às respectivas unidades prisionais de suas cidades e, ainda, poderão responder por falsidade ideológica e estelionato, em face da tentativa de recebimento do auxílio emergencial.

O nome da Operação “Lockdown” faz alusão à ação com autoridade que o estado, por intermédio de seus órgãos CGU e PCRO, decretou aos criminosos que arriscavam receber os R$ 600,00 reais de auxilio emergencial, deste modo a Polícia Civil os conduziu ao confinamento social, só que no sistema prisional.

 

Fonte: Polícia Civil