O mecânico Henildo Pereira divulgou, em mídias sociais no sábado, 19 de setembro, um vídeo criticando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Rondônia, por ter apreendido sua motociclista durante uma blitz de fiscalização na BR-319, na altura do km 64, em Porto Velho.
No desabafo feito, ele afirma que o licenciamento da moto está pago, mas não conseguiu ir ao DETRAN para efetuar a emissão do novo documento. A apreensão do veículo foi registrada em um vídeo, em que ele aparece reclamando da ação. (Veja o vídeo.)
De acordo com a PRF, durante a abordagem a equipe constatou que o condutor não portava o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), que é de porte obrigatório. O veículo foi levado para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran). O condutor foi multado por não portar o CRLV atual e terá que pagar taxas pelo serviço de guincho.

LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS
O licenciamento é um valor a ser pago anualmente e permite, aos condutores, a circulação legal pelas vias do Brasil. O documento que atesta essa permissão é chamado de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) e é de porte obrigatório, ou seja, deve ser levado sempre que você for dirigir.
O licenciamento é composto por outros dois tributos: o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). A falta de pagamento de um deles acarreta na impossibilidade de licenciar o veículo.
Na teoria, pagar o licenciamento significa que seu veículo está dentro das normas ambientais e de segurança para circular, entretanto, na prática, não são todos os Estados que exigem inspeção veicular antes da liberação do CRLV. Mesmo assim, todos nós somos obrigados a arcar com os valores dos impostos. Informações do portal G1.