Começou nesta sexta-feira, 4 de junho, a vacinação de trabalhadores da Educação, pública e privada, em Vilhena. Causa defendida pela vereadora Professora Vivian e acatada pelo poder Executivo municipal, a imunização da classe acontece antes do retorno presencial das aulas como garantia de proteção aos alunos e profissionais das escolas, que trabalham em salas de aula com dezenas de pessoas por várias horas.
Vivian acompanhou o início das aplicações na Unopar, com trabalhadores do ensino infantil, creches e pré-escola. “Como professora na ativa, participo da ansiedade desses profissionais pela vacina. O dia de hoje é a realização de um sonho e comemoro isso com muita alegria. Parabenizo aos profissionais de saúde que estão fazendo esse trabalho importantíssimo e também ao prefeito Eduardo Japonês por ter atendido nosso clamor por garantir a aplicação da vacina para que o retorno das aulas seja possível”, explica Vivian, autora de lei municipal que prevê os profissionais da Educação como grupo prioritário.
A enfermeira e secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch, ressalta a importância da vacinação. “Vilhena está passando por um momento delicadíssimo, com muitos casos e também a possibilidade de uma terceira onda no país. Queremos salientar a todos que estão com possibilidade de se vacinar que procurem os pontos de vacinação. A vacina salva vidas”, garante.
O prefeito Eduardo Japonês salienta que a vacinação continua até sexta-feira que vem e que a segunda dose é tão importante quanto a primeira. “Contamos com todos que podem para que divulguem e compareçam aos locais de vacinação. Essa é a nossa esperança no fim desta pandemia terrível. Acabamos de sair de uma reunião aqui por telefone com o governador Marcos Rocha pedindo mais vacinas para Vilhena, para que consigamos avançar ainda mais rapidamente”, assegurou.
Têm direito à vacina todos os professores e funcionários ativos das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA) e do ensino superior.
A Unesc e a Unopar serão os dois pólos de vacinação para esta etapa. É necessário que a escola emita uma declaração que confirme que o profissional, de fato, trabalha naquela unidade de ensino. Um modelo de declaração pode ser acessado no link: www.bit.ly/declaracaocovideducacao. Além disso, o paciente precisa apresentar CPF, documento com foto, cartão de vacinas, cartão do SUS e comprovante de endereço.
Todos os dias, para todos os públicos, serão disponibilizados horários de manhã e à tarde, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Veja abaixo datas e locais para vacinação para os profissionais de cada área do ensino.
ENSINO INFANTIL, CRECHES E PRÉ-ESCOLAS – Sexta-feira, 4 de junho, na Unopar.
ENSINO MUNICIPAL FUNDAMENTAL I E II E EJA MUNICIPAL – Segunda-feira, 7 de junho, na Unesc.
ENSINO ESTADUAL FUNDAMENTAL II E MÉDIO E APAE – Segunda-feira, 7 de junho, na Unopar.
ENSINO MUNICIPAL FUNDAMENTAL I E II – Terça-feira, 8 de junho, na Unesc.
ENSINO ESTADUAL FUNDAMENTAL II E MÉDIO – Terça-feira, 8 de junho, na Unopar.
ENSINO PARTICULAR FUNDAMENTAL E MÉDIO – Quarta-feira, 9 de junho, na Unesc.
IFRO E ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES (SENAC, SESC-LER, SEST-SENAT…) – Quarta-feira, 9 de junho, na Unopar.
ENSINO SUPERIOR – Quinta (10) e sexta-feira (11) na Unesc.
Funcionários da sede da Seduc (Secretaria Estadual de Educação), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e profissionais de educação autônomos serão vacinados em etapa posterior, conforme a chegada de novas vacinas no município.
Semcom
IMUNIZAÇÃO DE TRABALHADORES da Educação começa em Vilhena e segue até sexta-feira