A população vilhenense já começou a receber os carnês de IPTU referentes a 2020, e neles como esperado vem um aumento significativo no valor, baseado em um Projeto de Lei Complementar da prefeitura, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 01 de outubro 2019.
Na sessão de aprovação do aumento do IPTU, o prefeito Eduardo Japonês e sua equipe pediram urgência na votação do projeto de aumento, o que limitou o tempo de análise dos vereadores, mas mesmo assim, foi votado e aprovado. O vereador Carlos Suchi se absteve de votar.
AUMENTO EXORBITANTE
Uma moradora do bairro Alto dos Parecis, que preferiu não revelar seu nome publicamente, procurou o VILHENA NOTÍCIAS e mostrou que o IPTU de sua casa de 130 metros quadrados, saltou de R$ 336,15 para R$ 476,71. Um aumento de 41,6% de 2019 para 2020.
“Não tem nada que justifique um aumento tão grande em tão pouco tempo. As vezes pode ser porque o meu bairro (Alto dos Parecis) continua sem asfalto”, ironizou a moradora de 39 anos que tem duas crianças.
De acordo ela, o imóvel não sofreu nenhum tipo de valorização ou melhoria, e a correção deveria ser baseada em algum indicador de inflação e correção justo, e não na ideia política de aumentar a arrecadação do município.
Na época, o presidente da Câmara Ronildo Macedo (PV) justificou a aprovação dizendo que em alguns bairros o trabalho do maquinário da prefeitura dava prejuízo, já que o IPTU era muito baixo em Vilhena e não cobria os gastos dos trabalhos da prefeitura.
CARNÊ
Os contribuintes que ainda não receberam seus carnês, podem consultar o valor do IPTU de seus imóveis através do site da prefeitura, tendo em mãos o número do cadastro imobiliário (Que consta no carnê do ano passado) ou indo até o ISSQN no paço municipal com documentos pessoais e o endereço correto do imóvel em mãos.
É importante salientar que o bairro tem uma previsão para ser asfaltado este ano, no entanto, a prefeitura cobrará uma taxa de melhoria urbana, quando o asfalto for concluído. A taxa deverá vir junto ao carnê do IPTU 2021.
SITE DA PREFEITURA PARA ACESSAR O SEU IPTU 2020