A empresa Franco & Rodrigues Comunicação Social e empreendimentos LTDA, que também é conhecida como Jornal Correio Continental divulgou uma pesquisa eleitoral a qual colocava o então candidato Coronel Rildo e Eduardo Japonês em situação de empate técnico.
A pesquisa foi questionada pelos advogados do candidato Eduardo Japonês, e a justiça eleitoral na época, por liminar pediu que a pesquisa não fosse divulgada pelo candidato nem pelo Facebook, o que foi acatado.
Porém, ao serem apresentados os formulários de pesquisa, os mesmos apresentam sérias inconsistências nos dados e uma padronização nas respostas que não se afigura condizente com a prática estatística, segundo o magistrado Vinicius Bovo Albuquerque.
“… certo padrão de respostas concentrou-se exclusivamente com alguns entrevistadores,
dissociando por completo os dados por eles coletados em relação aos demais”, citou na sentença, que foi divulgada nesta quinta-feira, 03 de dezembro.
Pelo fraude a empresa foi multada em R$ 53 mil, sendo que o candidato a prefeito Rildo Costa e o Facebook, que obedeceram a determinação não sofreram sansões na decisão.