Inscrições para o Mais Médicos segue até a próxima quinta-feira, 08

36

Os médicos interessados em atuar pelo programa Mais Médicos têm uma nova oportunidade para se inscrever. O Ministério da Saúde acaba de lançar um edital com 3.174 vagas distribuídas por todo o país, nas 27 unidades federativas. O prazo para as inscrições se encerra na próxima quinta-feira (8).

Do total de vagas, 3.066 serão alocadas em 1.620 municípios, enquanto 108 são destinadas a atender 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A iniciativa visa fortalecer a atenção primária à saúde, levando médicos para regiões que mais necessitam de profissionais e que apresentam maior vulnerabilidade social. A maioria das vagas (75,1%) está concentrada em municípios de pequeno porte, mas também há oportunidades em cidades de médio (11,1%) e grande porte (13,8%).

Os profissionais do Mais Médicos integrarão as equipes de Saúde da Família, oferecendo um acompanhamento mais próximo e um atendimento contínuo à população. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 28 mil médicos atuando no programa até o final de 2025. A lista completa de vagas está disponível para consulta online, no link do Quadro de Vagas.

A distribuição das vagas neste 41º ciclo do programa levou em consideração o panorama atual da distribuição de médicos no Brasil, conforme dados do estudo Demografia Médica 2025. Esse estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diversas regiões do país, auxiliando na alocação estratégica dos profissionais.

O edital contempla três perfis de médicos:

  • Médicos formados no Brasil com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado em território nacional.
  • Médicos brasileiros graduados em instituições de ensino estrangeiras (intercambistas brasileiros).
  • Médicos estrangeiros habilitados para exercer a medicina em seus países de origem (intercambistas estrangeiros).

O Ministério da Saúde ressalta que os dois últimos perfis de profissionais deverão passar, obrigatoriamente, pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Este treinamento específico tem como objetivo preparar os médicos para atuar em situações de urgência e emergência, bem como no enfrentamento de doenças comuns nas regiões onde irão trabalhar.

A documentação exigida e as demais condições para inscrição de médicos brasileiros com CRM e para os intercambistas (brasileiros e estrangeiros) estão detalhadas no site do programa. Entre os requisitos, é necessário comprovar regularidade na esfera criminal (estadual e federal) no Brasil e no local de residência ou onde residiu nos últimos seis meses, estar em dia com as obrigações militares (para médicos do sexo masculino) e com a Justiça Eleitoral (para médicos brasileiros).

As inscrições devem ser realizadas pelos médicos interessados através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no período de 5 a 8 de maio. No momento da inscrição no SGP, o candidato deverá anexar uma declaração de próprio punho, datada e assinada, confirmando que, em caso de ser estrangeiro, possui conhecimento da língua portuguesa e, independentemente da nacionalidade, está ciente das normas de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como dos protocolos e diretrizes clínicas da atenção primária.

Durante a atuação no Mais Médicos, tanto os profissionais brasileiros quanto os estrangeiros terão acesso a benefícios como bolsa formação, ajuda de custo e auxílios, conforme detalhado no site do programa. A permanência no programa pode ser de até 48 meses, sem gerar vínculo empregatício de qualquer natureza.

Uma novidade deste novo edital é a criação de um cadastro reserva para o programa. Esse mecanismo permitirá maior agilidade e flexibilidade para que municípios e DSEIs possam repor profissionais assim que a necessidade for identificada. Inicialmente, 2.450 municípios brasileiros e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas em editais anteriores puderam aderir ao cadastro reserva da política pública.