Gmail: mais de 183 milhões de senhas vazam na web; veja se a sua foi exposta

124

Um novo megavazamento de dados expôs mais de 183 milhões de combinações de e-mails e senhas na internet, de acordo com informações divulgadas por Troy Hunt, especialista em segurança digital e criador do site Have I Been Pwned — plataforma que permite aos usuários verificar se suas informações foram comprometidas.

Segundo Hunt, o conjunto de dados foi obtido em abril deste ano, mas só recentemente foi adicionado à base de seu portal, após análise conjunta com a empresa Synthient, especializada em segurança cibernética. A suspeita é de que as informações tenham sido capturadas por um malware, programa criado para roubar credenciais e repassá-las a criminosos virtuais.

Os registros incluem endereços de e-mail, senhas e sites nos quais essas credenciais foram utilizadas. Ainda conforme o especialista, mais de 90% dos e-mails presentes nesse vazamento já haviam aparecido em incidentes anteriores, o que reforça o risco de reutilizar senhas em diferentes plataformas.

Para saber se suas informações estão entre as comprometidas, é possível realizar uma verificação gratuita no Have I Been Pwned. Basta inserir o endereço de e-mail no campo indicado e o site informará se ele foi exposto, em quantos vazamentos e em quais serviços ou redes sociais os dados foram comprometidos.