Algumas fotos registradas por internautas mostram o que parece ser um pôr-do-sol, no entanto, foram clicadas na manhã desta quinta-feira, 27 de agosto. Vilhena amanheceu coberta de fumaça em praticamente todos os seus bairros, os mais afetados foram Cristo Rei, Bodanese, São José e centro.
De acordo com o aplicativo Guardiões da Amazônia a cidade apresentava 4 focos de queimadas nesta manhã, outros dois focos grandes foram registrados nas proximidades de Chupinguaia e outra dezena de queimadas nas proximidades de Vilhena, mas dentro do território do Mato Grosso.
As autoridades acreditam que toda a fumaça convergiu para a Vilhena, mas como são extensas as queimadas, a situação é a mesma em toda a região.
Em conversa com o Ministério Público, o VILHENA NOTÍCIAS descobriu que praticamente todos os órgãos fiscalizadores, como Sedam e Ibama estão com problemas para realizarem seus trabalhos, seja falta de pessoal devido a pandemia ou falta de recursos.
APLICATIVO ÚTIL
O APP Guardião da Amazônia foi criado pelo governo federal para que qualquer pessoa possa denunciar queimadas e focos de incêndio em toda área da amazônia legal.
O aplicativo funciona com ajuda de satélites, informações de autoridades e da população.
O aplicativo tem um módulo web, que é restrito aos órgãos de fiscalização, a fim de que possam acessar as denúncias feitas pelos usuários, as informações sobre focos de calor recebidas via satélite, e os alertas de desmatamentos, relatórios e gráficos.
Ele só funciona em smartphones, e pode ser baixado para os sistemas Androi e IOS.
Link da loja (Android)
Link da loja (IOS)
VEJA ALGUMAS FOTOS: