FRIO: Vilhena deve registrar maior e menor temperaturas do ano na mesma semana

Máxima foi registrada hoje, mínima pode acontecer no sábado.

29550

Vilhena tem passado por uma onda de calor nos últimos dias, onde o pico de temperatura chegou aos 35,6ºC nesta segunda-feira, 17 de agosto, segundo a estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Porém, a previsão do tempo registra que neste sábado, 22 de agosto, a cidade terá a mínima de 10ºC.

O fato de que a maior e a menor temperaturas registradas do ano, ocorram na mesma semana, é inédito na região. Há cerca de 15 anos, a região tinha suas estações climáticas bem definidas, o que não está ocorrendo mais.

A menor temperatura registrada este ano em Vilhena aconteceu no dia 24 de maio, quando os termômetros registraram 11ºC.

Apesar de registrar uma temperatura bem baixa, o frio não deve durar muito. A temperatura começa a cair na quinta-feira e atinge seu ápice na madrugada de sábado para domingo, 23 de agosto. E já na próxima segunda começa a subir

No fim de mês, a previsão do tempo está aguardando uma nova onda de calor, onde as temperaturas podem chegar a 38ºC.

NEVE NO SUL DO PAÍS

Uma forte frente fria poderá provocar neve e chuva congelada nos estados da região Sul e no sul de São Paulo ao longo desta semana, alertaram os institutos de meteorologia MetSul e Climatempo. A massa de ar polar vinda da Argentina deve chegar ao país e provocar uma queda brusca na temperatura a partir de quarta-feira (19). O frio deverá permanecer até o sábado.

De acordo com a MetSul, a frente fria tem “potencial de ser um evento histórico de frio e neve”. Isso porque o fenômeno “será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto”. A massa de ar polar também deverá ter efeitos sobre o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte brasileiro, segundo o instituto.