Feriado do dia dos mortos movimenta comércio local para vendedores ambulantes

2419
Aposentada Lourdes Barreto vende as flores há cerca de 20 anos (Fotos: Renato Spagnol)

O feriado do dia de finados é celebrado pelos católicos como forma de homenagear os entes queridos que já se foram. Este feriado torna-se uma boa oportunidade de acrescentar uma renda extra. Como é o caso da aposentada Lourdes Barreto, 64 anos, que há 20 anos trabalha na vendagem de produtos artesanais em frente ao cemitério Municipal Cristo Rei.

Com uma boa aceitação do público, Lourdes foi uma das precursoras nas vendagens de produtos em frente ao cemitério. “Tem uma boa aceitação, eu vendo bem barato e com um preço bom que dê para as pessoas comprarem e não reclamarem”, conta.  Produtos como flores, vasos, coroas e água mineral fazem parte da barraca de Dona Lourdes.

A aposentada Maria Aparecida tem na data a oportunidade de um ganho extra.

As pessoas costumam deixar coroas de flores nos túmulos advindas muitas das vezes dessas barracas que ficam em frente do cemitério. A barraca da aposentada Maria Aparecida, 58 anos, tem como diferencial a venda de flores artesanais vindas da Chácara Schimit, ela espera vender mais esse ano do que no ano passado.

“Eu hoje vendi bastante, esse ano será bem mais gratificante, esse ano espero ganhar um pouco mais, com a crise ruim o aposentado tem que fazer algo que o ajude muito para a renda ser melhor”, disse Maria.

Do outro lado da rua, mais a frente está a barraca da floricuturista Rose dos Santos, 29 anos, que vende há quatro anos flores naturais no feriado, ela espera vender todo o estoque e ressalta o que é o feriado. “Eu trabalho nesse ramo, apesar de muito triste as pessoas que estão com seus entes queridos [compram as flores] como forma de homenagem aos entes queridos”, diz.

A floricuturista Rose dos Santos vende há quatro anos flores naturais no feriado.

A expectativa é que entre 20 e 30 mil pessoas passem pelo cemitério Cristo Rei nesta sexta-feira.

Desde a quinta-feira dezenas de vendedores se instalaram nas imediações do cemitério.

Finados

O Dia de Finados é celebrado pelos cristãos no dia 02 de novembro. A comemoração remonta ao século II e é a ocasião onde alguns cristãos visitam os jazigos e rezam pelos falecidos em homenagem aos entes queridos que já morreram.

A celebração também leva as famílias a deixarem a correria do dia a dia um pouco de lado para se dedicarem aos entes falecidos e se solidarizar com as pessoas que perderam parentes e amigos.

 

 

Texto produzido por Adson Dutra