
Há vários meses sem realizar exames de raio-x, o Hospital Municipal de Colorado do Oeste Pedro Granjeiro Xavier também não está fazendo Hemograma, um exame de sangue que ajuda no diagnóstico de várias doenças graves, como o problema renal. De acordo com a Fundação Pró-Rim, de Santa Catarina, o Hemograma serve de indicativo para algumas doenças. Por exemplo, aumento do número de leucócitos pode ser indicativo de leucemia ou alguma infecção aguda. A anemia, que tem diversas causas, pode ser observada no hemograma.
O equipamento chamado Analisador Hematológio está quebrado. A informação foi confirmada pela diretora do Hospital, Izabel Silva, ao cotidiano Conesul Acontece. Silva revelou que o conserto já foi cotado e o processo está em andamento com quatro empresas que estão concorrendo para proceder no ajuste do aparelho: “[estamos] aguardando agora os trâmites burocráticos”. Como o exame não é disponível na rede pública do município, os moradores precisam se deslocar a outras cidades ou recorrer a laboratórios privados.

O exame de Hemograma avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Para avaliar a saúde de maneira geral.
Sobre o raio-x a diretora disse que o equipamento foi encaminhado para Varginha – MG, sede da empresa fabricante. Ainda não houve nenhuma resposta sobre o retorno do equipamento, que está passando por uma avaliação técnica por parte dos profissionais responsáveis.
Fonte: Com informações do Conesul Acontece










