ENTENDA: Ex-prefeito de Pimenta Bueno que chegou a ser diplomado Deputado Estadual volta a ser suplente

4189

Mesmo tendo sido diplomado na solenidade da última terça-feira (18) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) como deputado Deputado Estadual, Jean Mendonça (Pode), ex-prefeito de Pimenta Bueno, que recebeu 9.005 votos (1,10% dos votos válidos) não irá assumir a cadeira.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o recurso eleitoral, que tinha como base a  totalização dos votos da candidata Francisca Valdecira, da mesma Coligação de Geraldo de Rondônia, “Por Amor a Rondônia”. Caso o recurso do Ministério Público fosse provido, não seriam totalizados seus votos. A candidata teve 202 votos que passaram a ser contabilizados para sua coligação. Com isso, Jean Mendonça deixa de ser deputado e o cargo passa para Geraldo da Rondônia (PSC) o mais votado da coligação.

Com os votos de Francisca computados, a coligação de Geraldo alcançou maior coeficiente eleitoral que a de Jean Mendonça e, por conta disso, o empresário de Ariquemes ficará com a cadeira no Legislativo.

O magistrado havia colocado em sua decisão que a situação da candidata Francisca Valdecira Fialis Diniz Cunha na data do pleito era “indeferido com recurso”, fazendo com que sejam considerados nulos os votos obtidos, agora, os votos passaram a ser contabilizados.

Essa decisão resultou na não efetivação de Jean ao cargo de Deputado. O político permanece como suplente.