Escola Estadual Marechal Rondon realiza simulado com 463 estudantes em preparação para Enem e Saeb, em Vilhena

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A Escola Estadual Marechal Rondon, localizada no município de Vilhena, promoveu no dia 30 de junho, o segundo simulado de 2025, com a participação de 463 estudantes do 6º ao 2º ano do ensino regular e do 3º ano do ensino integral. A iniciativa, que integra o planejamento pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como foco a avaliação das competências e habilidades de forma contextualizada, visando à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para a Avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Além do simulado, a unidade escolar desenvolve outras ações estratégicas para o fortalecimento do aprendizado, como o projeto “Práticas de Leitura” e o projeto “Multiplicando Saberes com a Matemática”. As atividades buscam reforçar o desempenho dos estudantes, elevar os indicadores educacionais e contribuir diretamente para o alcance das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo tem investido cada vez mais em ações que promovam a melhoria da educação em todas as regiões do estado. “Os simulados, projetos pedagógicos e o engajamento das escolas demonstram nosso comprometimento com um ensino de qualidade e resultados concretos para nossos jovens”, evidenciou.

Conforme a secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, o simulado é uma das ferramentas que potencializam o processo de aprendizagem e ajudam os estudantes a desenvolverem autonomia e segurança para os grandes exames. “Acreditamos no poder da prática pedagógica e na dedicação de nossos educadores. A Escola Marechal Rondon é um exemplo de comprometimento com a excelência”, afirmou.

POLÍTICAS PÚBLICAS

A realização de simulados e projetos educacionais nas escolas da rede estadual é parte das políticas públicas implementadas pela Seduc para garantir a melhoria contínua da qualidade do ensino.

Com foco em resultados, a gestão estadual tem investido em metodologias ativas, formação continuada de professores e acompanhamento pedagógico, preparando os estudantes para os principais exames nacionais e contribuindo para a evolução do sistema educacional rondoniense.