Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem destaca a fé, oralidade e cultura da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Rondônia.

36

O curta-metragem “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” já está disponível gratuitamente para ser assistido no YouTube. A produção retrata a força simbólica, a beleza e a riqueza das tradições da centenária Festa do Divino Espírito Santo, realizada às margens do rio Guaporé, na comunidade quilombola Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO).

Com 15 minutos de duração, classificação livre e interpretação em Libras, o documentário tem direção do fotógrafo e documentarista Washington Kuipers. A obra propõe um mergulho sensível e etnográfico na manifestação religiosa que, há gerações, mobiliza a comunidade quilombola do Vale do Guaporé. Reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, a Festa do Divino se mantém viva pela oralidade, pela fé e pela cultura transmitida de geração em geração.

Segundo Kuipers, o filme reúne depoimentos marcantes de moradores que participam ativamente dos festejos e atuam na preservação desta tradição ancestral.

“Estou muito feliz em compartilhar o vídeo documentário para que a população possa assistir o curta-metragem. A Festa do Divino Espírito Santo no Vale do Guaporé é uma expressão viva de fé, resistência e identidade do povo quilombola afro-amazônico. É uma grande honra contribuir para que essa tradição cultural tão forte e vibrante ganhe voz e visibilidade”, destacou o diretor.

O projeto do vídeo documentário foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC- Edital LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo no Eixo II: Curtas Metragens/ Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos, via Lei Paulo Gustavo.

Para assistir o curta-metragem basta acessar o seguinte link: https://youtu.be/5OpW1FaJVQM?si=aTxdqOWunucjLfFZ .

Antes de ser disponibilizado no YouTube, o curta já foi exibido em Vilhena, na Escola Estadual Deputado Genival Nunes da Costa, e na própria Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste, para alunos da Escola Estadual Inácio de Castro. Em breve, também chegará a outras cidades da região sul de Rondônia, como Cerejeiras.

Com uma abordagem comprometida com a valorização das culturas populares e tradicionais da Amazônia, “Vozes do Divino” reafirma o papel do audiovisual como ferramenta de memória, educação e resistência cultural.