
A descrença nos políticos somada à pandemia do novo coronavírus são obstáculos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem encontrado para conseguir voluntários para atuar como mesários nas eleições municipais de 2020.
Segundo estimativa do TSE, cerca de dois milhões de mesários devem trabalhar no dia das eleições em todo o país. Por ora, técnicos do tribunal evitam traçar um cenário alarmante e afirmam que, até 16 de setembro, será possível ter uma ideia de quantos voluntários vão se apresentar, para, então, começar o processo de convocação. Por ora, o emprego de militares não está sendo cogitado, porque o Exército já atua em outras frentes, como na logística de urnas e na garantia da segurança em locais remotos e violentos.
Nas eleições municipais de 2016, foram cerca de 1,7 milhão de mesários, dos quais aproximadamente um terço – 593 mil – se apresentaram espontaneamente para trabalhar.
Em maio o TSE lançou uma campanha para tentar atrair voluntários. O garoto-propaganda das peças publicitárias é o médico Drauzio Varella.
Este ano, por causa do risco de contágio pelo novo coronavírus, a expectativa é que um grande número de convocados apresente pedidos para serem dispensados. Por isso, a busca por voluntários foi intensificada.
A campanha do TSE tem como objetivo mostrar que a Justiça Eleitoral está tomando todas as medidas para garantir a segurança no dia da eleição.
Quem convoca mesários voluntários?
A convocação para trabalhar na eleição é feita pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Alguns Estados já começaram a traçar estratégias próprias para minimizar os problemas.
Se uma pessoa for convocada para ser mesária e não comparecer ao local designado, ela pode ter que pagar uma multa que pode chegar ao valor de um salário mínimo, que hoje é de R$ 1.045. Se houver problemas no dia da eleição, qualquer pessoa pode ser convocada na hora para cumprir a função de mesário.
Os protocolos que devem ser adotados nas eleições municipais serão definidos pela Fiocruz e os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 15 de novembro e o segundo no dia 29 de novembro.
Com informações do Valor Econômico