
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia discutiu com o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) a regionalização do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Durante o encontro, ocorrido nesta terça-feira, 25 de agosto, o deputado estadual Neidson apresentou ao secretário uma sugestão para descentralização do atendimento especializado à pacientes do interior. Segundo ele, o Governo do Estado poderia realizar um convênio para que os municípios, como Vilhena, que possuem médicos especialistas recebam os casos de cidades vizinhas, sem a necessidade que os pacientes se desloquem até a capital para serem atendidos. O objetivo é estruturar polos regionais e desafogar os atendimentos em Porto Velho.
O deputado Chiquinho da Emater reforçou a proposta. Para ele, essa sugestão pode ser pensada para ser colocada em prática já em 2021. “Se você fizer isso em Vilhena, por exemplo, que tem bastante especialistas, você vai resolver muito o problema do Cone Sul”, apontou o deputado ao representante da Sesau.
O secretário adjunto da Sesau disse que ainda precisa realizar estudos antes de firmar o compromisso de atender ao pedido, mas garantiu que irá dar atenção à sugestão da comissão.
A proposta sugerida pelos deputados já havia sido apresentada ao governo do Estado no ano passado, pelo atual secretário de Saúde de Vilhena, Afonso Emerick, após reuniões da prefeitura de Vilhena com secretários de Saúde das cidades do Cone Sul.
Hospital Regional
Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena, feito em novembro de 2019, mostrou que a superlotação no Hospital Regional é causada por pacientes vindos de fora do município, que chegam a ocupar até 40% de algumas alas do hospital.