Conferência Municipal de Cultura debate fortalecimento das políticas culturais em Vilhena

Evento reuniu artistas, produtores culturais, autoridades e sociedade civil para a formulação de propostas nos dias 10 e 11 de outubro

16

O Conselho Municipal de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Vilhena, por meio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), realizou no último final de semana, nos dias 10 e 11, a 6ª Conferência Municipal de Cultura. O evento reuniu artistas, produtores culturais, autoridades, representantes da sociedade civil e servidores públicos para debater propostas para o crescimento e fortalecimento dos diversos setores da cultura no município.

Com o tema “Cultura para Todos: Fortalecimento das Políticas Culturais em Rondônia”, a 6ª Conferência Municipal de Cultura teve sua abertura na noite da sexta-feira, 10, com a composição da mesa de autoridades e a leitura, discussão e aprovação do Estatuto da Conferência.

Durante o sábado, 11, os participantes foram divididos em grupos de debate por eixo temático, para a discussão e formulação de propostas em cinco áreas principais: Eixo 1 – Gestão cultural, Sistema Estadual de Cultura e sistemas municipais no estado de Rondônia; Eixo 2 – Política Cultural e Marcos Legais: Reformulando Caminhos para Rondônia; Eixo 3 – Territórios, fator amazônico, áreas fronteiriças e a interiorização: a cultura que vem de dentro; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Acesso à cultura e popularização das produções artístico-cultural.

Ao final dos debates, foram eleitos doze delegados para representar Vilhena na Conferência Estadual de Cultura. Esses delegados levarão as propostas aprovadas pelos grupos de debates do município para a etapa estadual, que acontecerá entre os dias 11 e 16 de novembro, na cidade de Presidente Médici, na região central do estado.