Ciclista procura polícia após ser mordido por cachorros de rua em Vilhena

O município não tem um Centro de Controle de Zoonoses e animais soltos representam riscos à população

2454
Foto: Ilustração

Um homem de 48 anos foi atacado por três cachorros em um trecho da Linha 135, próximo ao residencial União, em Vilhena. No ataque na tarde de quarta-feira (20) a vítima foi mordida na perna esquerda e precisou ser hospitalizada para dar pontos. O dono dos animais não foi encontrado.

O homem percorria a estrada de bicicleta quando os animais investiram contra ele. Além de ser mordido o ciclista também teve ferimentos no braço e perna após cair do veículo. Ele foi levado ao hospital e depois de receber atendimento médico procurou a Polícia Civil para registrar o caso. Procurada pela reportagem, a vítima diz que “tentou se defender, mas estava só no local”.

Animais soltos representam riscos

O município não tem um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em março de 2019 o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) instaurou inquérito civil público para apurar a implantação de uma unidade de vigilância de zoonoses na cidade. Segundo o órgão, a instalação é necessária para, entre outras coisas, controlar a disseminação de doenças e abrigar animais de rua. A prefeitura respondeu ao MP e informou que, atualmente, não tem condições financeiras para instalar e manter um Centro de Controle.

Animais soltos nas ruas além de representarem um risco físico, também podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. Entre as doenças mais temidas, está a raiva. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordida de um animal infectado.

Outra medida para controlar o número de animais que vivem em situação de abandono nas ruas é a castração cirúrgica. A prefeitura recebeu, em julho deste ano, sua primeira “Unidade Castramóvel”, apelido dado à Van equipada para oferecer o serviço de castração para o controle de natalidade de cães e gatos abandonados e/ou pertencentes às famílias que não tem condições de pagar pelo procedimento veterinário no particular. O veículo foi entregue ao município, mas nunca entrou em funcionamento.