Caminhões e cargas de madeira são apreendidos em operação das polícias militar e ambiental do Cone Sul

1167
Foto: divulgação/Polícia Militar

A guarnição da Polícia Ambiental de Vilhena em atendimento de denúncia na região do município de Chupinguaia deslocou até o quartel da PMRO onde os policiais do Distrito do Guaporé e Pelotão de Chupinguaia apreenderam um caminhão de madeira contendo 10 toras de madeira in natura, com possível origem de furto da Terra Indígena Tubarão Latundê.  Segundo o infrator tal carga teria destinação ao município de Espigão do Oeste. Foi lavrado o TCO no local, ficando o caminhão e a madeira apreendidos sob responsabilidade da SEMOSP municipal como fiel depositário.

Ainda em patrulhamento a guarnição ambiental com o apoio dos policiais citados apreendeu mais 04 caminhões na RO-391, próximo o perímetro urbano do município de Chupinguaia, todos por Transporte Irregular de Madeira, sem documentação de origem florestal (DOF), cargas clandestinas, com destino a madeireira local do município. Foram apreendidas 38 toras de madeiras, sendo lavrado os TCO’s no local, os caminhões recolhidos ao CIRETRAN e as cargas ficaram apreendidas no QUARTEL da PMRO, como fiel depositário.

Resultado da operação:  foram mais de 100 metros cúbicos de madeira sem DOF e lavrado 06 Autos de Infração II, totalizando R$ 35.855,31. O crime de Transporte Irregular de Madeira está previsto na Lei 9.605/1998 no art. 46, que prevê detenção de 06 meses e multa,  bem como a medida administrativa está prevista no Art. 47 do Decreto Federal 6514/2008 e art. 31 da Instrução Normativa 21 do IBAMA de 23/12/2014,  que prevê multa de R$ 300,00 por metro cúbico apreendido.

 

Fonte: 3º Batalhão