
Militares do Corpo de Bombeiros de Vilhena foram mobilizados, nesta tarde de segunda-feira (3), para combater um incêndio que atingiu uma área de vegetação que fica na rua 333 no Parque Industrial Tancredo Neves. Por conta do fogo e da grande concentração de fumaça os vizinhos da área ficaram incomodados com a situação.
O pedido de ajuda aos bombeiros foi feito por um funcionário da empresa dona do terreno onde o incêndio começou. A preocupação era evitar que as chamas se espalhassem por conta do vento e colocasse em risco casas de madeira que ficam ao lado do lote.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma viatura para combate a incêndio foi até o local e controlou o fogo. A origem do incêndio ainda é desconhecida.
Alerta
Com a chegada do período de seca a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), deu início à campanha para prevenção de incêndios na zona urbana e rural. Desde a segunda semana do mês de maio a secretaria divulga seus canais de denúncia e revela também as sanções que são impostas a quem desrespeitar a lei que proíbe queimadas na cidade.
“A Lei n° 5.038/19 prevê multas que variam de R$ 687 a R$ 13,7 mil para proprietários de terrenos onde foi registrado focos de incêndio. É responsabilidade do dono do lote eliminar todas as condições capazes de propiciar focos de incêndio ou sua propagação para imóveis vizinhos”, explica Marcela Almeida, secretária de Meio Ambiente, que já coordenou fiscalização à área de incêndio próximo a uma faculdade na semana passada, revelando que o incidente gerará as sanções previstas na nova lei.
Fique atento – o mandante da queimada será autuado, quando for possível identificá-lo, e o proprietário do imóvel onde o fogo foi identificado também será multado caso não tenha fechado o terreno com muro de alvenaria (dentro da zona urbana) ou cercado com arame (zona rural) e limpado a área para evitar vegetação alta.
Denuncie
A Semma recebe denúncias todos os dias pelo telefone 3321-4084 (das 7h às 13h) e também pelo e-mail semma@vilhena.ro.gov.br. Outros dois canais importantes de denúncia são o Corpo de Bombeiros (193) e a Polícia Militar Ambiental (3321-2129). Com informações da Semcom.