Átila Ibañez – Coluna do dia 29 de novembro de 2019

1683

O Instituto de Educação Estadual Wilson Camargo, encerrou na semana passada seu – “Projeto Excelência – Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena” executado junto à EJA – Ensino de Jovens e Adultos.

Academia Vilhenense de Letras foi convidada e promoveu uma noite solene. Academia foi representada por cinco membros; Átila Ibáñez França, João Paulo das Virgens Lima, Heloiza Helena Entringer Pereira, Samuel Masterson e Gracia Benelli.

Academia sente-se honrada, seus membros lisonjeados, pelo convite, para fazer parte da noite cultural promovida por essa respeitada instituição Wilson Camargo. Os “imortais” da academia aguardam outros convites. Agradecemos o diploma de “Honra ao Mérito” oferecido aos participantes.

A ACADEMIA VILHENENSE DE LETRAS – AVL. O instituto Estadual WILSON CAMARGO em Sessão Solene para comemorar o dia da Bandeira, homenagear os poetas Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. Uma noite inesquecível. Parabéns aos Diretores, Professores e Alunos da Escola Estadual Wilson Camargo. A AVL – sentiu-se honrada com o convite e a atenção de todos.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

A Academia Vilhenense de Letras; contribuiu com projetos de cultura de nossa cidade. A Academia participou do Projeto de Cultura promovido pelo Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo. PROJETO DE EXCELÊNCIA: “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena”.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Participaram do Projeto Excelência: “Conhecendo a história dos Desbravadores de Vilhena” do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo cinco membros da Academia Vilhenense de Letras. Receberam certificados de “Honra ao Mérito” pela contribuição cultural no evento.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Acadêmico; AVL – João Paulo das Virgens Lima Academia Vilhenense de Letras). Junto a Diretora do Instituto de Educação Wilson Camargo Luzinete Araújo Alves de oliveira. Encerramento do Projeto de Excelência: “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena.’

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Sala cheia no Instituto de Educação Wilson Camargo. Noite cultural. Encontro com os membros da Academia Vilhenense de Letras. Ouvidos atentos a cada fala dos “imortais”. A Academia agradece. A atenção dos alunos; foi fundamental para que cada acadêmico pudesse desenvolver a sua fala. PROJETO EXCELÊNCIA: “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena.”

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Acadêmico Presidente da Academia Vilhenense de Letras Átila Ibáñez França. Recebe das mãos do Professor Anísio Ruas o Diploma de “Honra ao Mérito” pela participação no Projeto Excelência: “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena”. Instituto de Educação Ilson Camargo.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

O “imortal’ da Academia Vilhenense de Letras; João Paulo das Virgens Lima. Recebe das mãos da Diretora do Instituto de

Educação Wilson Camargo; Luzinete Araújo Alves de Oliveira o Diploma de “Honra ao Mérito” pela partição no Projeto Excelência: “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena.”

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Recendo o Diploma de “Honra ao Mérito” no Instituto de Educação Wilson Camargo o Acadêmico – AVL; Samuel Masterson de Melo. Participação no Projeto Excelência: Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena.”

▓ ▓ ▓

Alunos do Instituto de Ensino Wilson Camargo. Atentos e de ouvidos ligados na fala de cada membro da Academia Vilhenense de Letras. Noite cultural.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Heloiza Helena Entringer Pereira; recebe seu diploma de “Honra ao Mérito” pela participação na noite cultural no Instituto de Educação – Wilson Camargo. Projeto Excelência: “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena.”

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Acadêmica – AVL; Gracia Benelli recendo seu diploma de “Honra ao Mérito”. Projeto Excelência; “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena”. Instituto de Educação Wilson Camargo.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

 

Reunidos cinco membros da Academia Vilhenense de Letras. Encontro cultural no Instituto de Educação Wilson Camargo. Projeto Excelência: “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena.” – Samuel Masterson de Melo, João Paulo das Virgens Lima, Átila Ibáñez França, Heloiza Helena Entringer Pereira, Gracia Benelli.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Alunos do Instituto de Educação Wilson Camargo aguardando o encontro e a fala dos “imortais’ da Academia vilhenense de Letras. Projeto Excelência: “Conhecendo a História dos Desbravadores de Vilhena.”

▓ ▓ ▓

III Noite Cultural Colégio Prof. Vanks

A III Noite Cultural do Colégio Prof. Vanks foi um sucesso. Apesar do “toró” de chuva que caiu no momento de dar início ao evento. Os alunos participaram com muita alegria e dedicação. O idealizador e Diretor do Colégio estava feliz. Professor Vanks é um apaixonado pela boa música. Os alunos que participaram do evento trouxeram para o público canções de compositores consagrados como: “Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Alceu Valença e outros da boa MPB. Fica aqui registrado o nosso aplauso e que tenhamos mais eventos desse nível em seu Colégio para 2020.

▓ ▓ ▓

Tecladista; evento III Noite Cultural Colégio Professor Vanks. Maravilhoso!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Coral do Colégio Professor Vanks. Cantos de natal e MPB da melhor qualidade.

▓ ▓ ▓

O casal de alunos do Colégio Professor Vanks desfilando o novo uniforme para 2020. Muito bonito e vistoso. Identificação garantida. O desing é lindo!

▓ ▓ ▓

O Professor Vanks; fez a abertura do III Noite Cultural do seu Colégio. Sem muito “ti,ti,ti” o professor foi simples e objetivo na sua fala. A noite era dos alunos e dos pais. Parabéns professor! Quem sabe? Teremos um festival de canções inéditas com a participação da comunidade vilhenense no Colégio para 2020.

▓ ▓ ▓

Cantora do Colégio Professor Vanks. III Noite cultural. Cantando com muita desenvoltura.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Duas bailarinas. Colégio Professor Vanks. III Noite Cultural. A apresentação foi de alto nível, digno de elogios.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Professor de arte do Colégio professor Vanks. Acompanhando no seu violão uma aluna. O colunista gostou muito das apresentações.

▓ ▓ ▓

Professor Vanks, cantando, acompanhado por um professor no “Cajón” e um aluno do colégio no violão. O professor abriu a garganta e deu o seu recado.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Moda de viola. Vilão e viola. A música: “Menino da Porteira na veia”. O público aplaudiu. Moda de viola é muito bom.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

MOÇÃO DE APLAUSOS

Emocionado, professor símbolo de irreverência e paixão pela educação recebe homenagem na Câmara de Vereadores.

Nascido no interior cearense, o educador chegou em Vilhena há 30 anos Na noite desta terça-feira, 19, a Câmara de Vereadores de Vilhena prestou homenagem ao Professor Vanks Palhano de Macedo.

A Moção de Aplauso ao educador foi proposta pela vereadora Vera da Farmácia (MDB) e aprovada unanimemente pelos parlamentares. Ao se referir ao homenageado, Vera da Farmácia destacou a paixão de Vanks pela arte de ensinar e a convicção de que a evolução da sociedade só virá pela educação.

O vereador Carlos Suchi, Policial Militar da reserva e que atuou ao lado de Vanks, lembrou que o educador foi o responsável por disciplinar o uso de capacetes em Vilhena. “Foi ele quem me inspirou a trabalhar com o trânsito”.

Em sua fala de agradecimento, visivelmente emocionado, Vanks declarou seu apreço pela cidade que escolheu para morar, trabalhar e criar seus filhos. “São 30 anos de Vilhena, essa cidade que me acolheu com tanto carinho, e pela qual eu tenho um imenso amor, que escolhi para criar os meus filhos e pela qual eu luto diariamente para continuar crescendo”. Em outro trecho de seu discurso de agradecimento, o professor destacou a sua crença na força dos jovens e na importância da educação como fator de mudança. “Eu acredito demais nos jovens, minha vida é acreditar em vocês, jovens. Só existe um caminho para o nosso País, é a educação. Fala-se muito em reforma política, administrativa, previdenciária, trabalhista; se fala muito em modificações das legislações, mas nenhuma modificação torna mais fácil materializar os nossos sonhos do que educação”, pontuou. Vanks conclui seu discurso com um agradecimento à vereadora que propôs a homenagem, à família e aos colegas de trabalho. “Agradeço a vereadora Vera da Farmácia por me proporcionar um dos dias mais felizes da minha vida; é o reconhecimento do meu trabalho, mas sozinho eu não conseguiria não. Eu agradeço a Deus diariamente pela família que tenho e pelos profissionais que trabalham comigo; eu tenho grandes profissionais que trabalham comigo. Professores que acreditam na educação como eu acredito” afirmou.

SOBRE O HOMENAGEADO Vanks Palhano de Macedo é professor graduado nas áreas de Matemática e Física, além de ser bacharel em Direito. Nasceu na cidade de Crateús, no Ceará, no dia 09 de agosto de 1965. Em 1985, ingressou no Exército e serviu em Fortaleza, como tenente, até 1989. Após a saída do Exército, mudou-se para Rondônia, onde ingressou na Polícia Militar, depois de ser aprovado na primeira colocação do processo seletivo. Vanks permaneceu na corporação até 1994. Desde a sua chegada a Vilhena, exerceu a sua vocação de ser professor. Atuou na rede privada de ensino, no Colégio Objetivo, No Instituto Toledo de Ensino – ITE (hoje Coopevi), e no Colégio Anglo, onde acumulou as funções de professor e diretor durante seis anos. Em 2009, Vanks criou a sua própria escola que atende alunos do ensino fundamental e médio; e que a partir de 2020 também oferecerá ensino superior.

Fonte: Folha do Sul Autor: Rogério Perucci