Átila Ibañez – Coluna do dia 08 de novembro de 2019

1735

Pequena Biografia do Cantor, Poeta e Compositor Mário Mileo.

Mário Guerreiro MILEO – Membro Efetivo e Perpétuo Fundador da Academia Vilhenense de Letras (28/12/2002) – Cadeira Nº 03 – Patrono CARLOS GOMES.

Mário Guerreiro Miléo, filho de Nicolau Miléo e Maria Selma Guerreiro Miléo, nasceu em Terra Santa, estado do Pará, aos dois dias do mês de outubro de 1958.

No ano de 1970, concluiu o Curso Primário na Escola Primária Educandário São Sebastião, dirigida por padres franciscanos. No ano seguinte, cursou a 5º Série do primeiro grau em Oriximiná, Pará, no Ginásio Santa Maria Gorete, sob a direção das Irmãs Carmelitas.

Em 1972, vai para Santarém, Pará, onde cursou a 6º Séria do Primeiro Grau, no Seminário Pio. Tendo concluído o Primeiro Grau no Colégio Dom Amando, em 1976, colégio dirigido por irmãos franciscanos.

No de 1977, mudou-se para Belém do Pará, onde em 1979 concluiu o curso científico, hoje segundo grau, no Colégio Instituto Modelo. Em janeiro de 1980, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Pará para o Curso de Meteorologia, não concluído por ter sido transferido profissionalmente para outro Estado.

Paralelo ao curso de meteorologia ingressou no curso de Piloto Privado no Aeroclube do Pará, em Belém, sendo brevetado pelo Departamento de Aviação Civil, no Aeroclube de Praia Grande, São Paulo, em julho de 1981.

Em setembro de 1983, já funcionário da TASA, hoje INFRAERO, mudou-se para Vilhena, Rondônia, onde até julho de 2014 exerceu a função de Profissional de Meteorologia, quando foi transferido para Vitória, Espirito Santo, por extinção do Grupamento de Navegação Aérea de Vilhena, sendo todas as atividades do referido grupamento passadas à responsabilidade da Força Aérea Brasileira.

▓ ▓ ▓

A essa altura, Miléo administrou duas paixões: a música e a aviação, que gerou uma “briga interna”, que perdurou longo tempo, mas a música venceu a batalha final.

Já um pouco mais amadurecido artisticamente, Miléo começou sua participação em festivais, primeiro regionalmente, depois nacionalmente, obtendo excelentes resultados, por vezes premiado como melhor intérprete, e também melhor música, com algumas de suas composições.

Ao mudar-se para Vilhena/RO, intensificou ainda mais suas atividades artísticas, tendo marcante participação na vida noturna da cidade, tocando em bares, eventos variados, e dirigido duas casas noturnas que marcaram época na cidade: “Chaplin Bar” e

“Requinte Bar”. O primeiro com o saudoso Marquinho e o segundo com Neide Maria e Mariza Sansalone. Eram casas onde se ouvia uma boa música e belas poesias.

Com participações em festivais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, em Vilhena; Secretaria Estadual de Cultura, em Porto Velho; FECANI, em Itacoatiara-AM – considerado hoje o maior festival da América Latina – cresceu o desejo de registrar tudo e Miléo gravou o primeiro cd do Estado de Rondônia, com o título “Cavaleiro Andante”, título em homenagem a seu pai, Nicolau Miléo, italiano, apaixonado pelo Brasil e mais ainda por Terra Santa, Pará. (By Scalercio Pires)

▓ ▓ ▓

O cd e LP “Cavaleiro Andante” ganharam divulgação com sua participação em um dos maiores programas de calouros do Brasil na década de 90 até 2005, na Rede Bandeirantes de Televisão, “O Clube do Bolinha”. Ao final do concurso, que projetou seu cd até as terras do além-mar, fato nunca pensado pelo artista, mas que

o instigou a ir as suas origens italianas, gravou o cd “Fragile Amore”, em italiano, este pouco divulgado por estas paragens.

Por circunstâncias de mercado, e fatos da vida privada, Miléo deixou um pouco de lado a carreira como cantor, e montou um estúdio para produção musical, lançando-se como produtor musical, gravando muitos títulos, revelando muitos artistas e dando nova “cara” aos “jingles” de publicidade em Vilhena.

Com a extinção da prestação de serviços da Infraero em Vilhena/RO e sua transferência para Vitória/ES, Miléo desmontou o estúdio musical e encerrou suas atividades artísticas.

Hoje, morando em Vitória-ES, continua no exercício da sua atividade como Profissional de Meteorologia, e claro, buscando novos caminhos de aprimoramento das suas condições artísticas, tendo aulas de harmonia, canto, piano e violão, sempre com a certeza de que se pode fazer melhor, é isso que a arte espera de todo artista, e só ela, pode fazer os seres deste planeta mais humanos.

Foi fundador e primeiro presidente do Circolo Italiano “Dante Alighieri” em Vilhena/RO.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Família Finato. São destaques em nossa coluna social “Night In Black Tie”. Mateus Finato esteve de aniversário. Na foto é o jovem de camisa preta.

Desejamos a família Finato sucesso na vida e que Deus possa abençoa-los sempre.

Para o aniversariante Mateus fica aqui registrada a data e que obtenha muito sucesso na vida. Parabéns pra você.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Antônio Cândido da Silva e Maria Da Conceição Oliveira da Silva. O Poeta esteve de aniversário. Registro aqui em nossa coluna social “Night In Black Tie” a passagem do aniversário.

Um grande abraço ao poeta e escritor. Cantaremos sempre os parabéns pra você. Merece no respeito e admiração. Saudações

literária. Que Deus esteja sempre ao seu lado e de tua família. Porto Velho deve orgulhar-se de tê-lo como representante da cultura do Estado e do Brasil.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Aglae de Carli, trabalhou na CERON – Centrais Elétricas de Rondônia, hoje é proprietária na empresa Contabilize Assessoria Contábil. Estudou Administração de empresas na instituição de ensino AVEC. Mora em Cabixi-RO. Era de Vilhena.

A jovem contabilista esteve de aniversário. É aniversariante do mês de novembro.

Para a Eglae cantamos os parabéns e desejamos sucesso. Que Deus possa estar sempre ao seu lado dando força e trazendo alegria para sua vida.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Gran personalidad de la sociedad vilhenense. Roberto Scalercio Pires – pionero de Vilhena-RO; Secretario de Finanzas de la Municipalidad, Miembro Fundador de la Academia Vilhenense de Letras, Secretario General.

Una vez más aparece en nuestra columna social “Night In Black Tie”. Que el Constructor del Universo siempre te proteja.

Tengo un gran respeto y admiración por ti. Y que nuestra amistad continúe para siempre. Un gran abrazo, Don Scalercio.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Elen Donadon Lucena – Assessora de Comunicação na empresa Prefeitura Municipal de Vilhena. Estuda na instituição de ensino Centro Universitário Aparício Carvalho FIMCA. Suely Bond

a Dengosa dizia: “Já que a Elen está de niver cantaremos bem alto os parabéns pra você.” (Só para a Elen).

!Cumpleaños feliz! !Cumpleaños feliz! !Cumpleaños feliz! !Cumpleaños feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Essa grande figura chama-se Inesio Luis Jeziorny. Diretor na empresa – Pólo da UNOPAR de Vilhena – RO. Inesio é LÁ Marechal Cândido Rondon-PR, é casado com Messilda Jeziorny.

Como diretor da UNOPAR é sucesso. Agora como Mestre Cuca. Essa habilidade eu não conhecia. Será que a gastronomia que o Inésio pratica tem sabor. Precisamos conhecer suas habilidades e alquimia que ele pratica para encontrar o perfume dos temperos de sua cozinha.

Quem sabe o colunista uma hora dessas será convidado para esse momento gastronômico. E verificar in loco as habilidades do Chef de Cuisine.

Parabéns para o inésio Luis Jeziorny pela passagem do seu aniversário. Aconteceu dia 6 de novembro. !Cumpleaños feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Anilza Stresser Dos Santos e o esposo Gonçalo. São destaques sempre. Grandes personalidades da sociedade vilhenense.

O colunista deseja ao casal muito sucesso na vida e que Deus possa abençoa-los sempre junto a família. Sucesso!

Fica registrada em nossas páginas, o casal considerado pelos amigos um dos casais mais simpáticos da sociedade vilhenense.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

O Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo convidou os “imortais” da Academia Vilhenense de Letras para realizarem dia 19 de novembro às 19h30min uma SESSÃO ESPECIAL.

O evento tem como parte do Projeto Excelência desenvolvido junto às turmas de 2º ano da EJA – Educação de Jovens e Adultos, que trata sobre a História de Vilhena e, portanto, será significativo apresentar sua história literária.

A Academia através do seu Presidente Átila Ibáñez França agradece o convite e os membros sentem-se lisonjeados com o convite. Esse “Sessão Especial” para a Academia servirá como encerramento das atividades da Academia em 2019.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Você quer contratar um especialista em moda e passarela. João Victor Vieira da Silva chegou a Vilhena e vai ficar.

Proprietários de lojas que queiram promover desfile de final de ano, mostrar a moda do momento; receber orientação, como

expor os produtos, o Ator e Modelo João Victor aguarda o convite.

O contato do João Victor Vieiras: (48) 9 9136 – 3913 – instagram.com/joãovictorvieiras. Ator e Modelo, João Victor Vieira da Silva está à disposição para executar trabalhos de passarela e mostrar a roupa de sua loja com muito profissionalismo.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Ariadne Colatto Viana – Professora na empresa Prefeitura Municipal de Vilhena, trabalha na empresa Sesc Rondônia, estudou na instituição de ensino EADCON/UNITINS. Na instituição de ensino UNIR – Fundação Universidade Federal de Rondônia, frequentou Escola Estadual Álvares de Azevedo e 3º ano no Objetivo. Mora em Vilhena, é de Xanxerê-SC, casada com Rubinho Viana, e está de aniversário. Registramos aqui em nossa coluna social “Night In Black Tie” a importante data. Parabéns!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Enfermeiro Caio Mendes da Silva – Estudou na instituição de ensino Universidade Federal da Paraíba (UFPB), requentou EEPAC, mora em Vilhena, é paraibano da rocha, lá de João Pessoa. É casado com Elizabete Camargo.

Registramos por aqui o dia do aniversário do guerreiro Caio, estilo “Dunga”, quando tem que ser, está sempre no “front”, pronto para a luta, ao mesmo tempo um “gentleman” quando se refere a amigos.

Parabéns Enfermeiro Caio Mendes Silva pela passagem do seu aniversário. Que muitos outros possam vir. !Feliz Cumpleaños! !Feliz Cumpleaños! Feliz Cumpleaños! !Feliz Cunpleaños!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Encontramos nas redes sociais: “Nunca foi sorte, sempre foi DEUS.” – Yasmin Batista Castro.

Com muita personalidade e elegância. A jovem Yasmin desfila em nossa “footbridge” sua performance admirável. Mora em Vilhena, é de Vilhena; casada, não encontramos o nome do esposo para registrar em nossa página.

Yasmin seja feliz junto a sua família. Hoje você é destaque em nosso “Night In Black Tie”. Uma vilhenense desfilando em nossa página.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Francisca Araújo, Nicole, e o aniversariante Ivan. Família de Guajará-Mirim. Terra do colunista. Ivan esta aniversariando.

Registro em nossa página “Night In Black Tie” a data. Que Deus possa estar sempre ao seu lado. E que sua família continue sendo seu porto seguro.

!Cumpleaños feliz! !Cumpleaños feliz! !Cumpleaños feliz! !Cumpleaños feliz!

▓ ▓ ▓

Leanara Abiorana de Macêdo, Psicóloga Clínica na empresa ensino Cesmac – Maceió.

A Psicóloga é nascida na linda Pérola do Mamoré – Guajará-Mirim – RO. Mora em Maceió.

Esteve de aniversário no dia 5 de novembro. Registro a importante data em nossa coluna social “Night In Black Tie.”

Para a filha de Guajará-Mirim-RO; Leanara Abiorana de Macêdo nosso desejo é o sucesso sempre. !Cumpleaños feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Berta Zuleika com o Escritor e Poeta Júlio olivar. A Colunista Social – Porto Velho – RO, pretende mais uma vez promover o “Miss Vilhena”.

Depois de muitos anos, a colunista volta a interessar-se pelo evento que já foi um dos eventos mais badalados da cidade de Vilhena.

As mulheres de Vilhena são lindas e já ganhamos o “Miss Rondônia” algumas vezes. Vamos aguardar a data que será

repassado pela colunista Berta Zuleika detentora da concessão do Miss Rondônia. Tenho certeza que será um grande evento para a nossa cidade.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓