A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu em flagrante, na quarta-feira (21), dois irmãos, Marcelo Marchese D’Ottavio e Tania Conceição Marchese D’Ottavio, acusados de manter o corpo do pai, Dario D’Ottavio, de 88 anos, morto dentro de casa por pelo menos seis meses. O caso, que chocou a Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, levanta questões sobre saúde mental e as possíveis motivações financeiras por trás do ato macabro.
A descoberta ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Segundo informações da Polícia Civil, o corpo do idoso foi encontrado em “estado de esqueletização” dentro de um dos cômodos da residência. Vizinhos, que há meses estranhavam o sumiço do idoso, teriam alertado as autoridades, dando início à investigação.
Motivação Financeira e Resistência à Prisão
A principal linha de investigação da polícia aponta que os irmãos teriam mantido o corpo oculto para continuar recebendo os benefícios financeiros do pai, incluindo a aposentadoria. No imóvel, os agentes teriam encontrado inclusive bens recém-adquiridos, o que reforçou a suspeita. As autoridades também investigam se foram feitos empréstimos em nome do idoso após sua morte.
Durante a abordagem policial, os irmãos teriam reagido com violência. Marcelo D’Ottavio teria entrado em luta corporal com um policial, enquanto Tania D’Ottavio tentou impedir a ação, investindo contra os agentes. Por essa razão, além de ocultação de cadáver, a dupla também responderá pelos crimes de resistência e lesão corporal.
“Novo Caso Tio Paulo”?
O caso já está sendo comparado ao recente “Caso Tio Paulo”, que ganhou repercussão nacional em abril, quando uma mulher tentou sacar um empréstimo bancário com um idoso já falecido em uma agência bancária em Bangu, também no Rio de Janeiro. A similaridade na motivação, que envolve benefícios financeiros de um parente falecido, tem gerado discussões sobre a vulnerabilidade de idosos e a atuação de familiares em situações extremas.
A perícia técnica foi acionada para determinar as circunstâncias exatas e o tempo aproximado do óbito de Dario D’Ottavio. As investigações continuam em andamento para esclarecer se a morte decorreu de causas naturais ou se houve algum tipo de homicídio, e para reunir todos os elementos necessários para a elucidação completa dos fatos.
Assista: