Após Marcos Rocha ser citado na CPI da Covid que será convocado a depor, Governo de RO emite nota

2420

O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia, disse na manhã da última terça-feira (25) que o governador de Rondônia, Marcos Rocha (Sem partido) será um dos 9 governantes que deverão ser convocados para depor na comissão. Aziz, durante embate com o senador Marcos Rogério (DEM) afirmou que em todos os estados e prefeituras palcos de operações contra corrupção na pandemia, os governadores e prefeitos irão se explicar.

O Governo de Rondônia foi alvo, em 2.020, de operação da Polícia Federal por suspeita de corrupção na compra de kits rápidos para teste de Covid-19. Marcos Rocha é aliado do presidente Jair Bolsonaro.

Após a citação, o Governo de Rondônia emitiu uma nota de esclarecimento:

NOTA CPI COVID-19
O Governo de Rondônia ainda não foi oficialmente notificado sobre a convocação do governador Marcos Rocha para prestar depoimento na CPI da Covid-19 em Brasília.
Vale destacar que o governador tem acompanhado e considera muito importante a transparência total na gestão do recurso público.
Essa convocação, caso se torne realmente oficial, será uma excelente oportunidade para tornar ainda mais transparente as ações do Estado de Rondônia em relação a pandemia da Covid-19.
“Recentemente atendemos diversos ofícios e requerimentos que solicitavam informações dos procedimentos que tomamos em Rondônia no combate à covid-19. Estamos tranquilos em relação à aplicação dos recursos recebidos pelo Estado de Rondônia”, diz o governador Marcos Rocha, que sempre deixa bem claro que a corrupção não será tolerada nesta gestão, e que o Governo busca seguir de forma transparente e eficiente.
Rondônia hoje segue na liderança das duas principais ferramentas de transparência no enfrentamento à covid-19. Rondônia foi o único Estado a ter nota 100 no Ranking Transparência Internacional Brasil e está à frente também no Open Knowledge Brasil.