
Após 19 horas de apagão Vilhena volta a ter energia. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 16h20 de quarta-feira (26) após um forte vendaval provocar a queda de dois super postes de transmissão que ficam entre Vilhena e a subestação de energia da Eletrobrás nas proximidades do trevo de Colorado D’Oeste, na BR-364. Na cidade a luz foi restabelecida às 11h25 desta quinta-feira (27).
A Eletrobras informou que pouco antes das 10h de hoje um “super poste”, trazido da cidade de Ji-Paraná, foi erguido o que possibilitou a fixação dos cabos de transmissão para o retorno da energia. Outro ainda deve ser instalado. Os super postes deverão manter o fornecimento de energia.
O trabalho, segundo a Eletrobras, foi feito por técnicos que vieram de Ji-Paraná.
Transtornos
Diversos postos de combustíveis interromperam os serviços por causa da falta de energia. Os únicos que continuaram funcionando são os que possuem geradores de energia próprios.
Serviços
O atendimento no Hospital Regional foi mantido. A unidade possui dois geradores que possibilitaram o pleno funcionamento da unidade. O único setor sem energia, segundo a direção do hospital, foi o administrativo.
O Instituto do Rim de Rondônia (I.R.R) também conseguiu manter o atendimento aos usuários que fazem tratamento de hemodiálise graças a um gerador próprio de energia. O principal temor era em relação à falta no fornecimento de água, já que as bombas do SAAE permaneceram desligados com o apagão. Ao Vilhena Notícias a administração do I.R.R, disse que para manter os serviços foi necessário recorrer ao fornecimento de água através do Hospital Regional.
Nas unidades básicas de saúde os atendimentos de consultas foram mantidos. Segundo levantamento do portal G1, “apenas as vacinas foram recolhidas por causa da refrigeração e não estão sendo ofertadas para a população”.
Diversas escolas municipais e do estado também dispensaram os alunos no período da manhã.
