
O ano letivo 2016 da rede estadual de ensino iniciou-se hoje, 15 de fevereiro, com a presença do Governador do Estado do Rondônia Confúcio Moura (PMDB) em um evento solene na Escola Estadual Genival Nunes em Vilhena. O convite da diretora da instituição de ensino, Maria Elena Ferrari, reuniu na cerimônia importantes autoridades do Estado como os deputados Luizinho Goebel e Ronsagela Donadon, o prefeito do Município de Vilhena José Luiz Rover, Delegado Regional da Polícia Civil Dr. Fábio Campos, comandante do 3° Batalhão da Polícia Militar de RO tenente coronel PM Darci Rhycyna, dentre outros.
Com aproximadamente 440 alunos, o colégio atende estudantes do 6° ao 9° ano e em conversa com a reportagem do Vilhena Notícias Maria Elena enfatizou os avanços que a escola conquistou nos últimos anos. “A escola tem avançado significativamente nos últimos anos, principalmente com o reordenamento escolar e a implantação da educação integral no ano de 2012 através do ‘Programa Mais Educação’ e 2013 com projeto Guaporé”, disse Maria Elena.
Outro ponto de destaque da escola é o projeto ‘Café Literário’, que rendeu recentemente à professora Deise o Prêmio de Destaque de Educadores do Brasil, além da gincana de matemática implantada pela instituição no ano de 2015.
Com cursos de aperfeiçoamento da língua inglesa realizado nos Estados Unidos, Maria Elena que tem se tornado um dos destaques da cidade de Vilhena na gestão de escola pública, salientou a importância dos projetos interdisciplinares implantados pela direção. “Um dos focos da gestão é identificar os principais pontos de carência de nossos alunos e tendo sido a disciplina de matemática um dos nossos maiores indicies de reprovação, nós iniciamos o ano letivo de 2015 com a implantação da ‘Gincana de Matemática’ que rendeu ótimos resultados”, salientou a diretora.

A escola estadual é equipada com 25 computadores novos e possui uma moderna sala de informática, afirmou Maria Elena, que destacou também nos projetos interdisciplinares as recentes conquistas esportivas pelos alunos da escola: “Nós tivemos ano passado alunos campeões de judô na fase estadual do Joer, além das atletas de ginástica rítmica que estão se destacando ano após ano”.
“Com a conclusão da obra da piscina que está sendo construída na escola, nós teremos em breve alunos se destacando na natação, como já temos nas modalidades já mencionadas e também no futsal masculino e feminino”, finalizou Maria Elena.
A Secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, em seu discurso na solenidade dirigiu elogios a Maria Elena, destacando seu empenho na gestão da escola e cursos de aperfeiçoamento realizados no exterior. “O Estado de Rondônia possuí vinte escolas com a educação integral, mas a escola Genival Nunes é a primeira que de fato reúne todas as condições para manter uma criança dentro da escola por um período de sete horas. Nós temos aqui uma diretora extremamente competente governador”, disse Fátima Gavioli.
A solenidade foi encerrada com o discurso dos avanços na área de educação e a declaração de abertura do ano letivo pelo governador Confúcio Moura.

