Alunos lançam documentário e emocionam público no encerramento do projeto “Vilhena, minha cidade tem história”

40

Na noite desta terça-feira, 15, a Câmara de Vereadores de Vilhena foi palco de um momento especial para a educação e a valorização da história local. Alunos do 3º ano da Escola Municipal Felipe Rocha apresentaram o documentário produzido ao longo do projeto “Vilhena, minha cidade tem história”, desenvolvido pela professora Josy Mary da Rocha Golfetto, que está à frente da iniciativa há sete edições consecutivas.

O evento reuniu diversas autoridades locais, entre elas o prefeito Flori Cordeiro e o presidente da Câmara, Dr. Celso Machado, além de familiares dos alunos, educadores e representantes das secretarias envolvidas.

O projeto, que propõe o resgate e a valorização da história do município por meio da vivência dos estudantes, teve como ponto alto a visita pedagógica à Casa de Rondon. A partir dessa experiência, os alunos mergulharam em pesquisas, entrevistas e roteirização do documentário, que foi apresentado ao público com orgulho e emoção.

A produção contou com apoio técnico da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e com a colaboração de parceiros, como o jornalista e historiador Julio Olivar, que ajudou a enriquecer o conteúdo histórico trabalhado com as crianças.

Durante a solenidade, o prefeito Flori destacou a importância de projetos como este para a formação cidadã dos estudantes.

“O município de Vilhena tem realizado grande investimento em educação, somando uma fatia generosa de nosso orçamento destinado a esse setor, e é gratificante saber que esse recurso tem sido bem empregado ao ver o resultado prático do trabalho”, enfatizou, ao fazer prestação de contas aos pais presentes e destacar que a Escola Felipe Rocha é uma das instituições municipais que recebeu reforma e ampliação no último ano, tendo dobrado de tamanho e infraestrutura.

A professora Josy Mary, idealizadora do projeto, celebrou mais uma edição concluída com sucesso. “Cada ano é uma nova descoberta, um novo olhar sobre a cidade. Os alunos se tornam protagonistas do conhecimento e isso é transformador.”

O documentário, que será disponibilizado nas redes da Prefeitura, é resultado do engajamento entre escola, comunidade e poder público, reforçando o compromisso com uma educação que vai além da sala de aula e dialoga com a realidade local.