Um agricultor, de 27 anos, perdeu R$ 2.480,00 após cair em um golpe pelo aplicativo Whatsapp, nesta quarta-feira (31) em Vilhena. Ao fazer a queixa, na delegacia de Polícia Civil, a vítima contou que recebeu uma mensagem pelo app e fez o depósito acreditando que estava conversando com um funcionário da Mercedes-Benz, empresa que ele negocia a compra de um motor.
O golpe só foi descoberto depois que um amigo do agricultor avisou que teve o número de Whatsapp clonado. O caso é investigado pela polícia.
Como funciona
O golpe conta com a ajuda de funcionários de operadoras de telefonia móvel, que transferem seu número de celular para outro chip e permitem que o aplicativo de mensagens seja ativado em outro aparelho. De posse da sua conta, criminosos se passam por você para pedir dinheiro a contatos próximos. Como aconteceu com o agricultor. Horas antes de cair no golpe, um amigo dele esteve na Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência após ter tido seu número de Whatsapp clonado.
Essa modalidade de golpe teve o primeiro caso amplamente divulgado pela mídia nacional em julho de 2016, um funcionário da Vivo foi preso em flagrante no Maranhão depois de ter sido pego desativando os celulares das vítimas e habilitando as linhas em chips em poder dos criminosos. Ainda naquele mês, dez pessoas de Porto Alegre procuraram a polícia para denunciar o esquema.
O mecanismo
Na prática, é como se você fosse a uma loja da sua operadora dizendo que precisa trocar seu chip, mas manter o número. Sua linha, então, sai do ar e vai para o aparelho do golpista, que consegue entrar na sua conta do WhatsApp. Enquanto você não percebe nada de errado, o criminoso envia mensagens para pais, amigos ou até secretárias, se passando por você.
Se proteja
É simples se proteger: o WhatsApp disponibiliza para todos os usuários um recurso de verificação em duas etapas. Com a proteção ativada, caso você (ou um golpista) ative seu WhatsApp em outro celular, precisará, além do SMS de verificação (que poderia ser interceptado ou desviado para outro chip), uma senha de 6 dígitos que só você possui. É melhor se precaver.
Fonte: Vilhena Notícias/Tecnoblog