Terceira exposição fotográfica “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

A exposição faz parte do projeto da "3ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo" contemplado no edital Funarte Retomada 2023 - Artes Visuais.

2908

Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a vibrante comunidade Quilombola de Santa Cruz, situada em Pimenteiras do Oeste (RO) às margens do Rio Guaporé, será o palco para a “3ª Exposição Fotográfica: Faces do Quilombo”.

A coordenadora do projeto Andréia Machado explica que a exposição de fotografia faz parte do projeto da “3ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo” realizado entre os meses de fevereiro a abril de 2024 na Comunidade Quilombola de Santa Cruz. O projeto conta com fomento do edital Funarte Retomada 2023 – Artes Visuais.

Andréia Machado, coordenadora do projeto, explica que o propósito essencial da exposição é fortalecer as identidades quilombolas, celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira e confrontar o racismo, utilizando a poderosa linguagem da fotografia.

As imagens que compõem a exposição são uma colaboração dos fotógrafos Washington Kuipers, Andréia Machado, Márcio Guilhermon, juntamente com trabalhos dos alunos participantes da “3ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo”. Mais de 20 fotografias foram cuidadosamente selecionadas para retratar o cotidiano e a cultura vibrante da comunidade quilombola de Santa Cruz.

A exposição, classificada como livre para todos os públicos, acontecerá na escola pública Inácio de Castro, das 7h às 17h, no dia 29 de abril, e será aberta gratuitamente a toda a comunidade.

Andréia Machado expressa sua alegria em ver a concretização da “3ª Exposição Fotográfica: Faces do Quilombo”, resultado direto da oficina de fotografia ministrada na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, que capacitou 100 alunos.

“Estamos muito felizes em realizar a ‘3ª Exposição Fotográfica: Faces do Quilombo’. Espero que toda a comunidade possa prestigiar o evento e apreciar as belezas e a cultura dessa linda comunidade quilombola. Agradeço de coração novamente a Fundação Nacional de Artes – Funarte pelo apoio que tornou possível a realização deste projeto tão significativo para valorizar a cultura quilombola na Amazônia e promover a inclusão através das artes visuais”, finalizou Andréia Machado.

Com essa exposição, o legado e a história da comunidade quilombola de Santa Cruz ganham vida, enriquecendo o panorama cultural de Pimenteiras do Oeste e inspirando uma apreciação mais profunda da diversidade que molda a identidade brasileira.
Serviço

3ª Exposição Fotográfica “Faces do Quilombo”

O quê: A 3ª Exposição Fotográfica “Faces do Quilombo” apresenta uma seleção de mais de 20 imagens que retratam o cotidiano e a cultura da comunidade quilombola de Santa Cruz, destacando suas identidades e tradições.

Quando: Segunda-feira, 29 de abril, de 2024 entre as 7h e as 17h.
Onde: Escola Pública Inácio de Castro, localizada na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, na Rua Rio Grande do Norte, número 278, Pimenteiras do Oeste em Pimenteiras do Oeste (RO).

Quanto: O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
Informações: Para mais informações, entre em contato com Andréia Machado, coordenadora do projeto, pelo telefone (69) 9 8119-1055.

Texto: Assessoria
Fotos: Washington Kuipers