Especialista dá dicas de segurança na cozinha para a população de Vilhena

799

Ao cozinhar com facas afiadas e calor intenso, é provável que ocorram acidentes na cozinha. Compreender os perigos envolvidos nessa tarefa pode ajudar você e sua família a evitarem cortes, queimaduras ou uma intoxicação alimentar. Aqui estão alguns conselhos de segurança da chef Nayara de Azevedo para que os vilhenenses cozinhem sem riscos.

Use sapatos
Imagine o que pode acontecer se uma faca cair no seu pé descalço. Por isso, é sempre recomendável usar sapatos enquanto você cozinha. Os sapatos não apenas protegem você de um objeto pontiagudo caindo, mas também protegem você de outros contratempos na cozinha, como vidro quebrado, água quente ou derramamento de óleo.

Aprenda a apagar um incêndio
A cozinha é o principal lugar para incêndios domésticos e um fogo pode se tornar incontrolável em apenas alguns segundos. Tenha sempre um extintor de incêndio por perto e saiba como usá-lo. Aprenda sobre diferentes tipos de incêndios e nunca os apague com água. Em vez disso, use bicarbonato de sódio ou uma tampa de panela para extingui-los. Sufocar o fogo removendo o ar é a melhor maneira de apagar a maioria dos incêndios. É melhor apagar um incêndio dentro do forno com um extintor, e um incêndio por microondas pode ser apagado apenas desligando o aparelho e mantendo a porta fechada.

Não use utensílios de metal em antiaderentes
Cozinhar com utensílios de metal em panelas de Teflon ou antiaderentes pode causar lascas no Teflon. Por sua vez, isso pode misturar compostos tóxicos em seus alimentos. Uma solução melhor: use colheres de madeira ou plástico. Sempre. Quando falamos de frigideiras, a melhor opção é investir em uma frigideira de cerâmica, que não contém compostos tóxicos.

Aprenda a usar facas
Uma faca cega tem mais chances de escorregar e cortar você do que uma faca afiada. Manter as facas afiadas é uma das maneiras mais fáceis de cortar em segurança. Uma solução simples é usar um amolador de faca para manter a lâmina afiada. Além disso, você deve escolher a faca apropriada para a tarefa em questão. Em outras palavras, usar um cutelo para cortar morangos não é a melhor ideia.

Use roupas seguras
Não use mangas compridas e folgadas na cozinha. Você consegue imaginar sua manga pegando fogo em um fogão a gás? O resultado pode ser assustador. Em geral, mangas justas ou tops sem mangas funcionam melhor. Além disso, evite usar algo inflamável ou sintético; quando superaquecidos, esses tecidos podem derreter na pele.

Evite queimaduras
Ao cozinhar, certifique-se de que as alças de suas panelas e frigideiras estejam viradas para dentro. Isso evitará que alguém bata nelas, resultando em sua comida voando e queimando você. Sempre tenha pegadores de panela ou luvas de forno por perto ao manusear qualquer coisa na parte superior do fogão ou no forno. Não use pegadores de panela molhados ou panos de prato, pois eles não impedirão que o calor queime suas mãos.

Lave sempre as mãos
Você pensaria que isso é óbvio, mas as pessoas se esquecem. É importante lavar as mãos com água quente com sabão antes e depois de cozinhar. Tente usar papel toalha para secar as mãos depois, porque se um pano de prato tocar carnes ou sucos crus pode levar a um caso grave de intoxicação alimentar. Certifique-se de limpar também todas as superfícies e pias onde houver carnes ou sucos crus.