A Prefeitura de Colorado do Oeste exonerou, nessa quarta-feira, 5 de fevereiro, o servidor público José Aparecido de Oliveira, que denunciou a manipulação de salários e desvio de dinheiro público na prefeitura municipal.
O médico veterinário José Aparecido era servidor estatutário desde 2015 e lotado na Secretaria de Saúde do município. Em julho de 2018 ele denunciou duas servidoras, também estatutárias, que montaram um esquema que aumentava os próprios salários. O prefeito Ribamar Araújo de Oliveira e o vice João Batista Pereira sempre alegaram que não sabiam do esquema.
Uma sindicância interna aberta para apurar a denúncia confirmou a fraude e as duas servidoras foram exoneradas, em novembro de 2018.
José Aparecido também denunciou indícios de superfaturamento e um possível direcionamento de contrato na compra de materiais destinados à Secretaria Municipal de Planejamento (Semplad) do município. A compra foi feita com dispensa de licitação. A denúncia foi levada ao Ministério Público de Rondônia (MP-RO) que, além dos valores, também investiga um possível direcionamento de contrato.
Em entrevista nesta quarta-feira ao Vilhena Notícias José Aparecido de Oliveira disse que sofre perseguição do prefeito Ribamar Araújo e que irá buscar na esfera judicial reverter a exoneração, assinada hoje pela manhã pelo vice-prefeito João Batista Pereira.
“Desde que me declarei como pré-candidato à Prefeitura de Colorado o então prefeito [Ribamar] abriu uma verdadeira caçada contra mim. Essa exoneração é a prova da perseguição que venho sofrendo, dentro da prefeitura, desde que comecei a denunciar esquemas de corrupção e desvio de dinheiro público”, concluiu José Aparecido.
A reportagem tentou falar com o vice-prefeito, mas as chamadas não foram atendidas.
- LEIA TAMBÉM:
Servidor público que denunciou falcatruas na prefeitura afirma ser perseguido por prefeito
