Sedam realiza campanha de prevenção às queimadas e incêndios florestais no Cone Sul

Equipe realizou a campanha nos municípios de Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste

204
Foto: Carlos Fontana

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), intensifica as ações de conscientização para prevenção às queimadas e incêndios florestais em todo território rondoniense. Nos últimos anos, o Poder Executivo atua intensivamente no combate ao desmatamento ilegal e queimadas. No Cone Sul do Estado, o escritório regional de gestão ambiental (Erga) realizou nos últimos dias uma intensa agenda, firmando parceria com os municípios para intensificar a ação.

O gerente regional, Carlos José Fontana, destaca que a campanha teve início na cidade de Pimenteiras do Oeste na última sexta-feira (14), com uma reunião produtiva com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Semtur), realizando pit stop com entrega de panfletos aos moradores e, no final de semana, a equipe percorreu as margens do rio Guaporé com orientações nos acampamentos.

A população de Corumbiara e dos distritos de Vitória da União, Guarajus, Verde Seringal e Rondolândia também receberam as orientações, por meio de panfletagens na RO-370. A campanha contou com o apoio do prefeito e servidores que vão dar continuidade ao ato de prevenção junto aos  moradores.

No município de Cerejeiras, a ação teve boa aceitação da população, quando os organizadores destacaram os prejuízos e perigos à saúde, relacionados às queimadas, nesta época do ano. “Não estamos medindo esforços para intensificar as ações de fiscalização e conscientização na nossa região, acredito que por meio da Educação Ambiental conseguiremos amenizar os focos de queimadas e desmatamentos”, disse o gerente regional.

As ações contaram com o apoio da equipe composta pelo engenheiro florestal, Vinícius de Almeida e o servidor Ivalino Cerezoli, bem como da Polícia Militar em todos os municípios, do Corpo de Bombeiros de Cerejeiras e da imprensa local.

FONTE: SECOM