EXEMPLO DE MINAS: Escritora cria podcast infantil para entreter crianças durante a quarentena

Leila Vilhena lerá neste sábado (18) livro inédito "Senti saudade das cores", vencedor de concurso internacional.

323
Escritora cria rádio infantil para entreter crianças durante a quarentena em MG — Foto: Arquivo pessoal/Leila Vilhena

A escritora Leila Vilhena, de Poços de Caldas (MG), criou um projeto de podcast infantil para entreter crianças durante a pandemia. Com o nome de “Rádio Quarenteninha”, os programas duram em média cinco minutos e trazem músicas, histórias e brincadeiras. O conteúdo é gravado por Leila e o marido dela, Aluísio Cavalcante, que é músico.

“A gente fala que é uma brincadeira que nasceu durante o isolamento. Nós queríamos encontrar nossos amigos e todos têm filhos pequenos dos quais gostamos muito. Então nos víamos em uma barreira de não poder estar perto, mas querer estar; por isso resolvemos gravar o podcast”, contou Leila.

Inicialmente os materiais eram enviados apenas para os amigos, via aplicativo de mensagens, mas como houve pedidos para compartilhamento com outros amigos, foi criada uma página nas redes sociais. Todo conteúdo é público e gratuito.

Leila e o marido, Aluísio, criaram rádio infantil durante quarentena — Foto: Arquivo Pessoal/Leila Vilhena

“Foi uma forma que a gente encontrou de ser uma rede de apoio, porque entendemos que não está fácil ainda mais para quem tem crianças em casa, que não estão indo para a escola, que não podem ter contato com os amigos. Nós temos um retorno muito legal das mães e das crianças, é um momento de respiro durante o dia, um entretenimento para que aproveitem juntos”, disse Leila.

Uma das ouvintes, Ana Clara Almeida Modesti de 9 anos, ouve a rádio e conta que gosta bastante. “Eu comecei a escutar a Rádio Quarenteninha porque minha mãe é amiga do casal que faz. A gente gostou bastante das músicas, nós podemos entreter de dia, ou de noite.”

Leitura do livro

Neste sábado (18), em comemoração ao Dia Nacional da Literatura Infantil, Leila Vilhena lerá na Rádio Quarenteninha seu livro “Senti saudade das cores”, que foi premiado em 2020 por uma editora na Suíça.

“O livro ainda não foi publicado no Brasil, mas como estamos nesse período de isolamento, nós resolvemos fazer uma leitura dele com algumas edições, vai ter efeitos sonoros, violão”, explicou a escritora.

A leitura será feita às 14h, e as pessoas poderão ouvir através da rede social da Rádio Quarenteninha.

 

Fonte: G1 Sul de Minas