ÁTILA IBÁÑEZ FRANÇA – COLUNA DO DIA 24 DE ABRIL DE 2020

1580

▓ ▓ ▓

O Rei da Música Roberto Carlos Braga esteve de aniversário dia 19 de abril.  É o cantor mais querido do Brasil. Por – Dilva Frazão:

Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro considerado “O Rei” da música romântica. Foi o líder do movimento musical chamado de Jovem Guarda que surgiu nos anos 60.

Roberto Carlos Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espirito Santo, no dia 19 de abril de 1941. É o quarto filho de relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga.

Infância e juventude

Com 6 anos de idade, enquanto brincava na linha do trem, Roberto sofreu um grave acidente que resultou na amputação de parte da perna direita.

Roberto Carlos estudou no Conservatório Musical de sua cidade e aos 9 anos era a principal atração da Rádio Cachoeiro, quando imitava o cantor Bob Nelson.

Quando tinha 12 anos, mudou-se com a família para Niterói no Rio de Janeiro, onde começou a frequentar programas de jovens, cantando bolero e samba-canção.

Mais tarde a família mudou-se para o subúrbio de Lins de Vasconcelos, cidade em que ele conheceu o cantor Tim Maia.

Em 1957, com a popularização do rock in roll americano, Roberto Carlos, junto com Tim Maia, Arlênio Lívio e Wellington Oliveira, formam a banda “The Sputniks”.

O conjunto participou do programa de Carlos Imperial, na Rádio Tupi, o Clube do Rock, e se saiu muito bem.

Porém, Roberto sonhava em cantar sozinho e iniciou suas apresentações no programa de Imperial. Algum tempo depois, já cantava na boate do Hotel Plazza, imitando João Gilberto.

Decidido a gravar um compacto, Roberto e Imperial foram até a gravadora Copacabana, mas Roberto foi aconselhado a desistir da carreira. Depois de tentar em várias gravadoras, conseguiu gravar na Polidor, porém vendeu muito pouco e o contrato foi encerrado.

Em 1960, Imperial procurou Roberto Corte Real da gravadora Colúmbia e finalmente em agosto foi lançado o compacto com as músicas: “Canção do Amor Nenhum” e “Brotinho sem Juízo”. Era mais uma abertura para Roberto.

Primeiros sucessos

Algum tempo depois de lançado o compacto, Corte Real chamou Imperial, decidido a mudar o estilo de Roberto e lançá-lo com bolero e música de juventude.

Poucos dias depois, Roberto gravou o compacto com o chá-chá-chá “Louco por Você” e o bolero “Não é Por Mim”, lançado em 1961. Foi o começo do sucesso.

Nesse tempo, Roberto conheceu Erasmo Carlos, que se tornaria o seu maior parceiro musical.

Em 1963, com o lançamento do disco “Splish splash”, com as músicas, “Parei na contramão”, “O calhambeque” e “É proibido fumar”, Roberto iniciou sua carreira de grande sucesso.

Em setembro de 1965, estreou o programa “Jovem Guarda” que alcançou os maiores índices de audiência, tendo à frente o ídolo Roberto Carlos e ao seu lado, Wanderléa e Erasmo Carlos.

Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos

Antes de terminar o ano de 1965, Roberto compôs, junto com Erasmo, aquela que se tornaria seu maior sucesso “Quero que vá tudo pro inferno”.

Apesar de continuar cantando músicas de outros compositores, Roberto Carlos, junto com Erasmo, compôs “Eu te darei o céu”, “Querem acabar comigo”, “Eu estou apaixonado por você” e “Namoradinha de um amigo meu”, que foram as músicas mais tocadas durante o ano de 1966.

Em 1968, Roberto Carlos viajou para San Remo, onde foi participar do famoso Festival da Canção. Depois de conquistar o primeiro lugar, com a música “Canzone per te”, de Sérgio Endrigo, voltou consagrado.

Cinema

Além do programa e dos discos, Roberto estrelou em filmes, inspirados no modelo lançado pelos Beatles nos anos 60. O primeiro longa-metragem foi “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura”, lançado em 1967.

Em 1970, chegou às telas “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa” e em 1971, “Roberto Carlos a 300 km por Hora”.

Romantismo

Nos anos 70, com o esmorecimento do movimento da Jovem Guarda, Roberto mudou seu estilo e tornou-se um cantor e compositor basicamente romântico.

Roberto Carlos – anos 70

Entre seus grandes sucessos se destacam: “Detalhes” (1971), “Como vai você” (1972), “Falando sério” (1977), “Na paz do seu sorriso” (1979), “Emoções” (1981) e “Fera Ferida” (1982).

Com o sucesso da música “Nossa Senhora” (1993), os seus discos seguintes passaram a ter sempre uma música religiosa.

Desde 1961, Roberto conseguiu a incrível façanha de lançar um disco inédito por ano, interrompido apenas em 1999, por causa da doença de sua esposa, Maria Rita, que viria a falecer. Seus discos são sempre lançados no final do ano, perto das Festividades natalinas.

Roberto Carlos se tornou um campeão de vendas. Em 1994 bateu a marca de 70 milhões de discos vendidos. Fez milhares de shows em centenas de cidades, no Brasil e no exterior.

Seu fã-clube é um dos maiores de todo o mundo. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas. Já lançou discos em espanhol e inglês, em diversos países.

Roberto Carlos continua com suas apresentações por vários países, e todo ano produz um especial para a televisão, que vai ao ar na semana do Natal.

Em setembro de 2011, o Rei, Roberto Carlos Braga se apresentou em Jerusalém, com o projeto “Emoções em Jerusalém”, onde fez um show e gravou cenas para o especial de final de ano.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Evângelo Vassilakis, trabalhou como Professor na empresa SEDUC-RO,  mora em Guajará-Mirim  é de Guajará-Mirim.

Dia 2O o guajaramirense Vassilakis esteve de aniversário.

 Deseamos al cumpleanista muchos años de vida. Que Dios lo bendiga todos los dias. !Éxito siempre!

!Cumpleaños Feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

José Osmani – autônomo, trabalha em SR Amazon Corretora de Seguros e J.Osmani da Cunha Rufino Corretora de Seguros e Representação Comercial.

O Corretor de Imóveis esteve de aniversário. Registramos aqui a data. Desejamos sucesso ao aniversariante.

!Cumpleaños Feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Família Carvalho. Aparício Carvalho, Deputada Federal Mariana Carvalho, Esposa Maria Silvia Fonseca Carvalho, Vereador Maurício Carvalho.

O aniversário do médico Aparício Carvalho aconteceu dia 2O de abril. Aparício Carvalho foi presidente da Academia de Letras de Rondônia.

Este colunista deseja ao respeitado e renomado médico muitos anos de vida, e; que continue contribuindo para o desenvolvimento do Estado de Rondônia.

!Cumpleaños Feliz! !Cumpleaños Feliz! !Cumpleaños Feliz! !Cumpleaños Feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Marcos Antônio Romano – Gerente na empresa Romano Produções Agencia e Eventos, Professor/Monitor Educação Física na empresa Governo do Estado de Rondônia.

O Pioneiro vilhenense esteve de aniversário. A data 21 de abril. Data histórica. Dia de Tiradentes.

Registramos aqui em nosso Night In Black Tie a data do seu aniversário e cantamos bem alto o parabéns pra você.

▓ ▓ ▓

Por 8 anos este colunista contribuiu ajudando nas missas como coroinha nessa linda Igrejinha de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

Tive a oportunidade de ajudar nas missas diárias, as 6 da manhã, o Bispo querido e amado Dom Rei e outros padres da época.

Amo Guajará-Mirim minha terra natal. Sinto orgulho dessa tão aconchegante cidade e amada Pérola do Mamoré.

Só para lembrar; fui aluno no Colégio das Freiras e participava do grupo Cruzada.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Boas lembranças. Grandes músicos; Compositor Mário Mileo e o grande músico Derival 7 Cordas.

“Quem é o cantor” – Eu; o colunista dessa página social. Átila Ibáñez França.

Orgulho e privilégio de ser acompanhado por dois grandes artistas e músicos da sociedade vilhenense.

Agradeço a oportunidade.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Bola Cheia – Teremos eleições este ano. Muitos deixaram seus cargos. Tem vereador que vai sair pela janela. Outros entraram pela porta. Democracia é isso. Não trabalhou para o povo em quatro anos, pensou somente em si, tem que ser substituído. Tenho certeza que o eleitor fará a troca de vários vereadores de nossa Câmara. Espero que todos sejam substituídos.

▓ ▓ ▓

Bola Murcha – Para os vereadores que aprovaram a mega construção da Câmara de Vereadores de Vilhena. Mais de 3 milhões foram gastos. Isso é um absurdo! Tudo egocentrismo. Para que seu nome seja perpetuado em um placa dentro da casa era só você “vereador” ter trabalhado em prol do povo. A eleição acontece dia 4 de outubro. O eleitor vai lembrar das lambanças que vocês praticaram. Pode acreditar. O troco será nas urnas.