ÁTILA IBÁÑEZ FRANÇA – COLUNA DO DIA 03 DE ABRIL DE 2020

2103

▓ ▓ ▓

Linda mulher; Luana Ibáñez Viegas, com seu lindo filho Emanuel Benedito. Esteve de aniversário dia 27 de março. Trabalha na empresa City Blue e Carmen Steffens. Estudou na UniCesumar – Maringá – PR. Hoje mora em Curitiba, é casada com Fernando Kugler Viegas.

Este colunista pai de Luana Ibáñez Viegas deseja à Estilista e Representante Comercial muitos anos de vida. Que Deus à proteja sempre e que faça sucesso sempre.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Lawrence Pablo Ibáñez França; Advogado e Historiador. Dia 5 de abril essa grande personalidade, ícone da sociedade vilhenense estará mudando a idade.

Ao lado da sua musa inspiradora Pamela Sabrina – Comerciária, estará cantando o parabéns para o seu esposo junto com os amigos mais próximos.

Como dizia a minha amiga Dengosa – Suely Bond: “O aniversário é do Pablo. Por isso vamos cantar bem alto o parabéns pra ele. Bem alto. Cantem! Ele merece.”

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Luh Coelho; Jornalista, trabalha na empresa ASMUV; trabalha também na empresa Sindsul, estudou na instituição de ensino Unir. Frequentou a Escola Marechal Rondon, mora em Vilhena, é Vilhena.

Para o Luh desejamos muitos anos de vida. Cantamos o parabéns pra você, pela passagem do seu aniversário. Luh; sucesso é o que nós desejamos para sua vida. !Cumpleaños feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Amélia Gomes de Souza e Edionir Loós. Amélia estudou na Instituição de Ensino FDCI – Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Frequentou E.E. Álvares de Azevedo. Mora em Guarapari. Em uma união estável com Edionir Lóss.

Amélia foi diretora de escola em nossa cidade. Vilhena tem orgulho da ex-moradora. Seu aniversário aconteceu dia 3O de março.

Mesmo distante cantamos os parabéns para a nossa professora, hoje; advogada. Nós os vilhenenses temos grande respeito por vossa pessoa e admiração. Parabéns pelo seu aniversário.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

O empresário José Carlos de Almeida, residiu por muitos anos em nossa cidade. Hoje reside em São Paulo. Sempre elegante, um gentleman; José Carlos de Almeida esteve de aniversário dia 1º de abril.

Nós, que somos seu amigo, não o esquecemos. Por isso cantamos bem alto os parabéns pra você. Registro mais uma vez a presença dessa grande figura ícone vilhenense. Que Deus o proteja sempre. Temos por você respeito e admiração. !Cumpleaõnos feliz!

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Sempre na luta. Dalterson personalidade ícone da sociedade vilhenense. Conhecido por muitas pessoas de Vilhena como um ser humano que gosta de ajudar aos outros.

Sente-se bem praticando filantropia. Este gesto pratica por muitos anos, nada forçado. Esse sentimento nobre faz parte de sua vida e índole.

Registramos mais uma vez em nossa coluna social “Night In Black Tie” essa figura impoluta. Estava esquecendo.

Depois de 22 anos prestando serviços à comunidade; o jovem, é; o jovem Dalterson é pré-candidato a vereador.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Ai está. O cantor, compositor, músico, Jefferson Lazzaro. Esteve de aniversário dia 1º de abril. Estudou na Instituição de Ensino UNOPAR.

Registramos em nosso “Night In Black Tie” a passagem do seu aniversário cantando o tradicional parabéns pra você. Que venham muitos outros aniversários em sua vida.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

O Escritor, Poeta, Músico. Nill Cruz autografa o seu mais recente livro “A Menina Que Não Cabia no Mundo”.

Sempre gentil e educado, o romancista esteve na humilde residência do colunista para entregar in loco sua obra.

Fiquei emocionado, marejei os olhos, agradeci, e; sem titubear, pedir que me autografasse o livro.

Tenho orgulho de ser seu amigo. Conheço a sua luta. Nill é uma das pessoas que tem espaço reservado na minha agenda. Não mora do lado esquerdo, nem do direito do peito. Mora no centro do peito como dizia o poeta Noel Rosa.

Nill Cruz e sincero, humilde, gentil, um verdadeiro gentleman. Sucesso sempre. Você é merecedor de tudo de bom que possa acontecer em sua vida.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Registro mais uma vez. O grande e abnegado Advogado Dr. Caetano Neto. Ao seu lado na foto, este; humilde Colunista Social.

Poeta; membro da Academia Vilhenense de Letras – AVL; Cadeira nº 1 – Patrono Vinícius de Moraes –  Academia de Letras de Rondônia – ACLER; Cadeira 23 – Patrono Vespasiano Ramos.

Um grande abraço ao Caetano Neto. Faz-se tempo que o causídico não vem a Vilhena. Estamos com saudade.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Entardecer no rio Guaporé. Um lindo por do sol. Foto de Rafael Tabalipa. É só para mostrar que Rondônia é linda. O nosso Vale do Guaporé é exuberante.

“Quando nosso céu se faz moldura, para engalanar a natureza, nós os bandeirantes de Rondônia, nos orgulhamos de tanta beleza…”

Este colunista orgulha-se de ser filho desta terra. Nascido em Guajará-Mirim. Tenho três amores; Guajará-Mirim, Vilhena, Rondônia.

No vale do Guaporé foi onde passei toda a minha infância. Em frente a “Ilhas das Flores” – eu; minha mãe Eva, meu avô Jorge Ibáñez Mendía. Do lado boliviano; “Puerto Paz” lugar onde ficava.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

Juraci Medeiros Simão; Chácara Aruanda – TESE –Tenda Espírita Sete Estrelas. Estudou na Instituição de Ensino Escola Agrícola Caetano ; São José do Cerrito – SC. Técnico Agrícola. Mora em Vilhena. É de São José do Cerrito – SC.

O Cambone esteve de aniversário. O dia do seu aniversário acontece no dia da Revolução, 31 de março.

Seus amigos, e; todos da TESE – Tenda Espírita Sete Estrela; desejam ao Juraci muitos anos de vida e que Olorum e Oxalá os cubra com seus Mantos Sagrados protegendo-o de todo o mau.

▓ ▓ ▓

 

▓ ▓ ▓

A mudança foi salutar. O vereador Tabalipa merece ocupar o lugar que é seu de fato. Espero que termine o seu mandato sem vícios. Tenho certeza que isso ocorrerá.

O vereador é policial civil, é respeitado pela sociedade. Meus respeitos e admiração. O momento é de trabalho.

O vereador foi eleito para fiscalizar. Tenho certeza que honrará o cargo que o povo lhe concedeu.

O momento é este, de dar continuidade ao trabalho que começou. Temos eleição este ano. O vereador tem todas as chances de voltar no ano que vem.

▓ ▓ ▓

▓ ▓ ▓

O Comitê de Combate ao Coronavirius; esteve reunido na manhã de sexta-feira O3/O4 com o Prefeito Eduardo japonês.

 Participaram da reunião membros do comitê e do SEMTRAN – Secretária Municipal de Transportes e Transito, Além do Prefeito; Vereador França, Capitão Teixeira, Braz Santos – Aplicativo MOB Luxo; Fernando – Aplicativo Urbano Norte, Johnny – Aplicativo Rápido Car; Rodrigo – Aplicativo Rodrigo Car.

O assunto em pauta. Criar uma estratégia para que os carros de aplicativo possam circular pela cidade sem muitos prejuízos para a categoria. A maioria dos motoristas não tem outra fonte de renda a não ser no momento a renda dos seus aplicativos.

Algumas condições foram analisadas e autorizadas para que os carros de aplicativos pudessem trabalhar: “O motorista terá que carregar no interior do seu carro; álcool em gel para esterilizar as mãos do passageiros, as maçanetas do carros, esborrifar com álcool o ambiente do carro, usar máscara, tomar todos os cuidados necessários para evitar quaisquer contaminação pelo coronavirius.

▓ ▓ ▓

ACADEMIA VILHENENSE DE LETRAS

Mário Guerreiro Mileo – Membro Efetivo e Perpétuo Fundador (28/12/2002)  Cadeira Nº 03 – Patrono CARLOS GOMES.

Mário Guerreiro Miléo, filho de Nicolau Miléo e Maria Selma Guerreiro Miléo, nasceu em Terra Santa, estado do Pará, aos dois dias do mês de outubro de 1958.

No ano de 1970, concluiu o Curso Primário na Escola Primária Educandário São Sebastião, dirigida por padres franciscanos. No ano seguinte, cursou a 5º Série do primeiro grau em Oriximiná, Pará, no Ginásio Santa Maria Gorete, sob a direção das Irmãs Carmelitas.

Em 1972, vai para Santarém, Pará, onde cursou a 6º Séria do Primeiro Grau, no Seminário Pio. Tendo concluído o Primeiro Grau no Colégio Dom Amando, em 1976, colégio dirigido por irmãos franciscanos.

No de 1977, mudou-se para Belém do Pará, onde em 1979 concluiu o curso científico, hoje segundo grau, no Colégio Instituto Modelo. Em janeiro de 1980, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Pará para o Curso de Meteorologia, não concluído por ter sido transferido profissionalmente para outro Estado.

Paralelo ao curso de meteorologia ingressou no curso de Piloto Privado no Aeroclube do Pará, em Belém, sendo brevetado pelo Departamento de Aviação Civil, no Aeroclube de Praia Grande, São Paulo, em julho de 1981.

Em setembro de 1983, já funcionário da TASA, hoje INFRAERO, mudou-se para Vilhena, Rondônia, onde até julho de 2014 exerceu a função de Profissional de Meteorologia, quando foi transferido para Vitória, Espirito Santo, por extinção do Grupamento de Navegação Aérea de Vilhena, sendo todas as atividades do referido grupamento passadas à responsabilidade da Força Aérea Brasileira.

Desde tenra idade, demonstrava tendências culturais, com participação ativa nas atividades artísticas escolares, com maior inclinação para a música. Na sua infância teve uma grade influência de dois grandes artistas paraenses: Laurindo Barbosa, músico seresteiro, e João Paulo Nogueira Filho, poeta de primeira grandeza, que nas noites estreladas terrasantense, no trapiche sob a luz prateada da lua, travavam um belo diálogo, música e poesia, e Miléo escutava-os embevecido pela palavra melodiada.

Mais tarde, quando saiu de sua terra natal para continuar seus estudos, teve a felicidade de poder conviver com seu avô materno, Corino Guerreiro, maestro jazzista, violinista, violonista, músico por excelência, que lhe aprimorou a percepção musical, e lhe descortinou as maravilhas harmônicas. Daí, começou a dar seus primeiros acordes ao violão, sendo aprimorados na sua passagem pelo Seminário Pio X, assim se torna o “último seresteiro terrasantense”.

A essa altura, Miléo administrou duas paixões: a música e a aviação, que gerou uma “briga interna”, que perdurou longo tempo, mas a música venceu a batalha final.

Já um pouco mais amadurecido artisticamente, Miléo começou sua participação em festivais, primeiro regionalmente, depois nacionalmente, obtendo excelentes resultados, por vezes premiado como melhor intérprete, e também melhor música, com algumas de suas composições.

Ao mudar-se para Vilhena/RO, intensificou ainda mais suas atividades artísticas, tendo marcante participação na vida noturna da cidade, tocando em bares, eventos variados, e dirigido duas casas noturnas que marcaram época na cidade: “Chaplin Bar” e “Requinte Bar”. O primeiro com o saudoso Marquinho e o segundo com Neide Maria e Mariza Sansalone. Eram casas onde se ouvia uma boa música e belas poesias.

Com participações em festivais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, em Vilhena; Secretaria Estadual de Cultura, em Porto Velho; FECANI, em Itacoatiara-AM – considerado hoje o maior festival da América Latina – cresceu o desejo de registrar tudo e Miléo gravou o primeiro cd do Estado de Rondônia, com o título “Cavaleiro Andante”, título em homenagem a seu pai, Nicolau Miléo, italiano, apaixonado pelo Brasil e mais ainda por Terra Santa, Pará.

O cd e LP “Cavaleiro Andante” ganharam divulgação com sua participação em um dos maiores programas de calouros do Brasil na década de 90 até 2005, na Rede Bandeirantes de Televisão, “O Clube do Bolinha”. Ao final do concurso, que projetou seu cd até as terras do além-mar, fato nunca pensado pelo artista, mas que o instigou a ir as suas origens italianas, gravou o cd “Fragile Amore”, em italiano, este pouco divulgado por estas paragens.

Por circunstâncias de mercado, e fatos da vida privada, Miléo deixou um pouco de lado a carreira como cantor, e montou um estúdio para produção musical, lançando-se como produtor musical, gravando muitos títulos, revelando muitos artistas e dando nova “cara” aos “jingles” de publicidade em Vilhena.

Com a extinção da prestação de serviços da Infraero em Vilhena/RO e sua transferência para Vitória/ES, Miléo desmontou o estúdio musical e encerrou suas atividades artísticas.

Hoje, morando em Vitória-ES, continua no exercício da sua atividade como Profissional de Meteorologia, e claro, buscando novos caminhos de aprimoramento das suas condições artísticas, tendo aulas de harmonia, canto, piano e violão, sempre com a certeza de que se pode fazer melhor, é isso que a arte espera de todo artista, e só ela, pode fazer os seres deste planeta mais humanos.

Foi fundador e primeiro presidente do Circolo Italiano “Dante Alighieri” em Vilhena/RO.

 

Bola Cheia – Para os médicos que estão na luta contra o coronavirus. São nossos guerreira. Estão no front lutando para debelar essa terrível doença. Nossos respeitos e admiração à classe.

▓ ▓ ▓

Bola Murcha – Para a doença coronavirus. Para àqueles que usam as redes sociais para disseminar fake news.