Feijão, milho e soja contribuem para a elevação estimada. Nas duas primeiras culturas, a tendência de alta da colheita é reflexo de uma melhor produtividade. Para o feijão, espera-se uma produção de 8,2 mil toneladas, e para o milho a expectativa é de 759,5 mil toneladas produzidas. No caso da oleaginosa plantada no estado, o melhor desempenho pode ocorrer graças a uma maior área de cultivo, podendo chegar a 343,6 mil hectares. Se confirmado esse espaço, a produção pode atingir 1,12 milhão de toneladas.
O arroz, por sua vez, tem expectativa de queda na produção, mesmo com uma área estável. O baixo desempenho da cultura está ligado a produtividade das lavouras. Espera-se que sejam colhidas 3.186 quilos por hectare, o que deve resultar em uma produção de cerca de 135 mil toneladas
Atualmente, o plantio ultrapassa 5% da área destinada ao cultivo de grãos e avança em todo o estado a medida em que as chuvas intensificam e melhoram a umidade do solo. Outras informações do 1º Levantamento – Safra 2018/19, com os dados da produção em todo o país, estão disponíveis no site da Conab. Com informações da Conad.