Na última semana, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), através dos engenheiros agrônomos Gustavo Lisbôa e Edimar Melo, visitaram as associações APCSA (Associação dos Pequenos Chacareiros Setor Aeroporto), ASCUV (Associação dos Chacareiros União da Vitória) e APPRFS (Associação dos Pequenos Produtores Rurais Flor da Serra). Produtores de pepino, couve, laranja, café, tomate e abóbora receberam orientações técnicas sobre plantio e cultivo, bem como tiveram oportunidade de repassar demandas da região.
Na Associação dos Pequenos Chacareiros Setor Aeroporto, o produtor de café clonal Diego Rocha tem seu cafezal acompanhado desde o início do plantio e recebe incentivo da Prefeitura de Vilhena. Devido ao sucesso da plantação, Diego pretende aumentar a área plantada e já aguarda a chegada das mudas para expandir. Na mesma região, o produtor de abóbora e tomate João Ramos recebeu a visita técnica da Semagri e agradeceu à secretaria pelo apoio aos agricultores do setor.
Na Associação dos Pequenos Produtores Rurais Flor da Serra, o acompanhamento técnico da Prefeitura deu informações importantes para o cultivo de couve e pepino na propriedade do seu Lorival Campos Barbosa, bem como nas plantações de laranja e café clonal do produtor Ademilson Dias, na Associação de Pequenos Chacareiros União da Vitória.
O produtor rural e prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, lembra que a permanência das famílias no setor chacareiro garante boa alimentação para toda a cidade. “Para garantir que tenhamos um bom setor de hortifruti e produtores rurais abastecendo nossos mercados, devemos apoiar toda a cadeia. E é isso que fazemos, desde o calcário, preparação do solo com o Porteira Adentro, até acompanhamento técnico, venda nas feiras livres e disponibilização de mudas, entre tantas outras ações, colaboram para esta, que é a segunda maior zona rural de Rondônia, seja a produtiva e lucrativa”, completa o prefeito.
Semcom
ATIVIDADES DE AGRICULTORES familiares são acompanhadas de perto por engenheiros agrônomos da Prefeitura de Vilhena