Recentemente servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), responsáveis pela recepção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Coordenadores, passaram por uma capacitação visando melhorias e padronização do atendimentos aos usuários do SUS, o Sistema Único de Saúde.
A capacitação foi organizada pela Atenção Básica Municipal que tem investido em buscar aprimorar as rotinas de atendimento e organização para melhor atender aos usuários.
“A recepção da Unidade Básica de Saúde é fundamental para o bom atendimento do paciente, pois é ali o primeiro contato, é preciso fazer uma boa recepção, coletar os dados do usuário de maneira correta, prezar pelo bom atendimento, pelo ambiente limpo e receptivo, prestar informações de forma que aquela pessoa consiga entender como será prestado o restante do atendimento”, disse Luciane Halabura, da Coordenação de Atenção Básica.
“Essa capacitação foi muito importante, pois o atendimento começa com a gente na recepção. É preciso entender a importância de fazer esse primeiro contato de forma satisfatória ao usuário. Saber que não é apenas realizar uma triagem, mas ser receptivo, ter uma postura acolhedora, saber ouvir e orientar, falar de forma clara, direcionar esse paciente de forma correta, verificar se esse paciente está devidamente cadastrado na Equipe de Saúde da Família. São diversos processos que passam pela recepção e que agora estamos ainda mais cientes de todas essas obrigações”, disse Aysle de Oliveira, recepcionista da Unidade de Saúde do Cristo Rei.
Para mais informações sobre a Saúde Municipal em geral foi disponibilizado um WhatsApp institucional através do número 3322-2945.
Semcom
SERVIDORES DA RECEPÇÃO dos postos de saúde receberam orientações