Aprenda organizar a sua vida financeira de uma vez por todas

Está precisando organizar as finanças pessoais, mas ainda não sabe como fazer isso? Veja aqui as melhores dicas de como planejar todos os gastos e sair sempre no positivo.

460

O lado econômico pessoal nunca esteve tão confuso quanto os dias de hoje. Isso se deve à falta de incentivo ao estudo sobre finanças e assuntos relacionados ao tema nas escolas e nos meios de comunicação.

Se você estiver no grupo de pessoas que pouco sabe sobre o assunto, saiba que é possível reverter a situação e mergulhar num planejamento financeiro. Tudo isso sem precisar que você faça mudanças bruscas ou estudos infinitos.

No texto de hoje você confere mais sobre alguns métodos que podem te ajudar a organizar suas finanças de uma vez por todas. Continue aqui e acompanhe!

Finanças pessoais e educação básica

O primeiro erro sobre as finanças pessoais se dá ainda na primeira infância quando não vemos o assunto sendo discutido nas escolas.

Muitos acreditam que matemática é somente realizar contas de maneira descontextualizada, mas essa ciência surgiu para auxiliar em vários quesitos da vida, que vão além dos cálculos feitos em sala de aula.

Um método muito explicativo para as crianças começarem a adquirir o conhecimento sobre finanças pessoais é levá-las num supermercado para fazer as contas de quanto daria as compras naquele estabelecimento comercial.

Esse é um método básico que pode introduzir essa parte organizadora financeira. Existem outros meios que podem ser estimulados dentro da escola e até mesmo dentro de casa para que essa criança não cresça com problemas nesse quesito e não precise se preocupar com a hipotética de sua casa, por exemplo.

Organização financeira e aprendizagem

Ainda sobre educação, muitas pessoas acreditam que por não terem tido um ensino adequado sobre organização financeira, que nunca será possível aprender da melhor forma possível e se planejar da maneira devida.

Contudo, pensar isso é um erro! Todos podem iniciar o seu processo de aprendizagem sobre finanças pessoais e dar uma volta na situação financeira que se encontram. Sim, precisamos dizer que é um pouco mais difícil quando se já é adulto, porém nada é impossível.

Portanto, se você está precisando começar a organizar esse lado pessoal, não fique com medo. É possível aprender de forma coerente e adquirir várias técnicas para que elas sejam aplicadas nos seus métodos de usar e/ou guardar dinheiro.

Como organizar as minhas finanças pessoais?

Pensando nessa aprendizagem sobre finanças pessoais, criamos um pequeno tutorial para auxiliar quem está em busca desse tipo de conhecimento e a fim de conhecer um pouco mais sobre organização e planejamento de capital.

Se você é um desses, pegue uma caneta e papel e anote tudo que for necessário! É importante ressaltar que as dicas podem ser adaptadas de acordo com a personalidade e busca de cada pessoa, sendo variável a cada situação. Veja:

Gastos mensais fixos

A primeira parte para iniciar a organização financeira pessoal está quanto aos gastos mensais fixos. É de suma importância discriminar quais são os valores utilizados todos os meses, como conta de água, luz, telefone, e realizar uma média em cima disso.

Nós sabemos que esses valores oscilam, porém é possível criar uma tabela com preços médios e sempre reservar um dinheiro extra para caso a conta extrapole o que foi organizado. Esse é o passo inicial para que se comece o planejamento.

Dinheiro reserva

Ter um dinheiro reservado também é outro ponto importantíssimo, tendo em vista que qualquer ser humano pode sofrer com imprevistos e necessitar de uma verba extra além dos gastos mensais.

O cachorrinho da família ficou doente e necessitou de uma cirurgia de emergência. Esse valor não entra nas contas fixas e ainda causa um prejuízo enorme às finanças. Por isso é sempre indicado criar um fundo para casos do tipo.

Corte de gastos supérfluos

Por último, mas também muito importante, é realizar cortes de gastos supérfluos. Quando falamos desse corte não estamos dizendo para banir lazeres, tendo em vista que esse tipo de comportamento não é desnecessário.

Porém, gastos excessivos com lanches, roupas e itens afins podem levar a uma dívida imensa e ao descontrole econômico pessoal. Por isso, sempre tenha tudo na ponta da caneta e, caso você esteja disposto a gastar esse dinheiro da mesma forma, tenha cautela!

 

Como um empréstimo pode me ajudar?

Ao fim vimos que é possível ter controle e organização financeira pessoal sem muitas dificuldades. Mas se você já está com algum problema econômico e precisa da contratação de um empréstimo, o mais recomendado seria buscar por empresas no mercado de confiança.

Como um ótimo exemplo, a CashMe, que é uma fintech do grupo Cyrela, é especializada na modalidade home equity (ou também conhecido empréstimo com garantia de imóvel). Com todas suas facilidades e taxas inferiores a 1%, você garante parcelas de até 180 meses e não precisa mais se preocupar em pagar suas dívidas através de opções menos vantajosas, como cheque nominal, incrível não?

Oferecemos empréstimos com imóvel de garantia e taxas inferiores a 1%. Além disso, é possível parcelar o valor contratado em até 180 meses, facilitando na quitação desse capital.