Servidores da Saúde municipal participam de reunião técnica sobre cuidados a gestantes e puérperas em Vilhena

296

Na última semana coordenadores da Atenção Básica, Hospital Regional de Vilhena (HRV) e Pré-Natal de alto risco participaram de uma reunião com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para alinhamento do plano de ação no fluxo de atendimento às gestantes e puérperas com covid-19.

“O alinhamento da Prefeitura com o Estado é de extrema importância para a melhoria da gestão da pandemia na cidade. O conhecimento técnico já adquirido desde o início da pandemia é somado quando compartilhamos assim. Pudemos debater as melhorias que podem ser feitas para que possamos dar, cada vez mais, o melhor tratamento aos pacientes”, disse Clair Cunha, diretor do HRV.

Até o momento mais de 600 gestantes e puérperas já foram vacinadas com a primeira dose da vacina. Todos os anos cerca de 2,5 mil a 3 mil partos são registrados em Vilhena. A atenção especial a este público acontece pois as mamães deste grupo são mais vulneráveis à covid-19, apresentando letalidade de 7,2% no país, pouco mais de três vezes maior que a média nacional.

“Nas últimas semanas foi dado início a vacinação de gestantes e puérperas, mas não podemos deixar de agir para impedir que aquelas gestantes que não se vacinaram por qualquer motivo, além daquelas mulheres que vierem a engravidar, fiquem seguras ao buscar atendimento seja nos postinhos ou no hospital. Essas reuniões técnicas são essenciais para que possamos dar um tratamento adequado a todos”, disse José Aparecido, coordenador da Atenção Básica Municipal.

“Estamos em um momento delicado da pandemia e não podemos diminuir nossos esforços e zelar pela saúde de todos é o motivo de estarmos sempre buscando esse alinhamento entre os diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, como também junto ao Governo do Estado. É preciso sempre estar trabalhando com mais informações, com mais unidade entre todos os responsáveis por dar um atendimento digno e de qualidade aos usuários do SUS, assim como também diminuir o risco de exposição das gestantes e puérperas”, finalizou Siclinda Raasch, secretária municipal de Saúde.

Semcom

PROTEÇÃO ÀS GESTANTES e puérperas garante vidas salvas através de padronização dos atendimentos na Saúde