Semtran avalia como positiva as ações realizadas do Maio Amarelo durante a pandemia

Ações de conscientização e parceria com órgãos trouxeram boas iniciativas mesmo durante a pandemia do novo coronavírus

160

Encerram nesta segunda-feira as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semtran), em alusão ao movimento do Maio Amarelo, que em 2021 teve como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. Devido à pandemia da covid-19, as ações deste ano foram realizadas de forma reduzida, mas a Semtran aponta que o objetivo foi alcançado.

“Foi um mês de várias atividades. Seguimos todos os protocolos sanitários ao fazer as blitzes educativas, carreatas dentre outras ações, além dos eventos de conscientização através das redes sociais. Nosso foco é estimular os motoristas a terem mais cuidados no trânsito, já que grande parte dos acidentes em Vilhena são causados por imprudência, imperícia ou negligência”, revela o secretário municipal de Trânsito, Roccio Aires.

As atividades do movimento Maio Amarelo no município contaram com a participação dos órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, o Detran/Ciretran, o Sest/Senat, além de empresas e profissionais que colaboraram para a realização dos eventos.

O prefeito Eduardo Japonês enfatiza que estas dicas devem ser levadas para o trânsito. “Temos tantas vidas perdidas por causa da pandemia e não podemos perder mais pessoas por desatenção e imprudência. É necessário tomar consciência, não ingerir bebidas alcóolicas ao dirigir, assim como evitar o uso do celular, e claro, respeitar as leis de trânsito em geral. São coisas mínimas, mas que fazem muita diferença”, aponta o prefeito Eduardo Japonês.

MOVIMENTO – O objetivo do movimento é alertar a sociedade e reduzir o alto índice de mortos e feridos, além de promover um trânsito mais humano. Uma das ações realizadas pelo movimento este ano, foi o incentivo ao uso das faixas de pedestres, e o alerta aos condutores sobre os cuidados e a responsabilidade com os vulneráveis no trânsito, como pedestres, motociclistas e ciclistas. A Semtran produziu um material sobre, relembre aqui: www.bit.ly/semtranpedestres.

O Maio Amarelo nasceu em 2014, por ações conjuntas entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança, conscientização para reduzir os acidentes e mortes causadas pelo trânsito. A cor amarela simboliza sinalização e alerta em alusão aos semáforos. A Organização das Nações Unidas escolheu o mês de maio por ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.

Semcom

SEMTRAN PARTICIPOU DO MOVIMENTO e contou com parceria dos órgãos de trânsito