Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Federal em ação conjunta com o Departamento Penitenciário Federal (DEPEN), deflagrou a Operação Onix, para desmantelar uma organização criminosa responsável por atentado contra a vida de servidores públicos federais em Porto Velho.
As investigações iniciaram em junho de 2020, após um atentado a mando de uma facção criminosa estruturada no Estado de São Paulo, que tem líderes presos em penitenciárias federais contra um homem que se passava por policial penal federal, na cidade de Porto Velho.
A Polícia Federal conseguiu após meses de investigação, identificar responsáveis pela organização do plano criminoso, tendo a 3ª Vara Federal de Porto Velho decretado a prisão preventiva de seis pessoas no Estado de Rondônia e deferido o pedido de busca em três imóveis.
A operação representa uma resposta das forças de segurança contra os ataques planejados por facções criminosas no país, buscado responsabilizar todos aqueles que integrem organizações estruturadas para atentados contra o Estado e seus servidores.
Os presos, após serem ouvidos na sede da Polícia Federal, deverão ser transferidos para penitenciária federal e responderão pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado e organização criminosa, com penas que ultrapassam 18 dezoito anos de reclusão.