Uma maçã por dia mantém o médico longe – fato ou ficção?

797

Você provavelmente deve conhecer a expressão familiar: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”, originária da língua inglesa, onde a rima a fez popular “An apple a day keeps the doctor away”. A frase, cunhada pela primeira vez no início do século 20, foi baseada em um provérbio usado em Pembrokeshire, no País de Gales, desde a década de 1860.

Mas segundo Caroline Taggart, autora do livro “An Apple a Day: Old-Fashioned Proverbs and Why They Still Work” (“Uma maçã por dia: Provérbios antiquados e por que ainda funcionam”), embora o termo seja relativamente novo, o conceito é bastante antigo. Os antigos romanos e anglo-saxões sabiam sobre as propriedades saudáveis ​​da maçã. A fruta também aparece na medicina tradicional ayurveda, datando de cerca de 1.500 anos no sul da Ásia, disse ela ao jornal norte-americano ‘The Washington Post’.

A popularidade da frase não foi perdida pela ciência moderna

Pesquisadores e médicos conduziram vários estudos sobre os benefícios das maçãs para a saúde – explorando se a fruta realmente pode reduzir as visitas ao médico.

Em 2011, um estudo holandês descobriu que comer maçãs pode ajudar a prevenir derrames. Já outra pesquisa da Ohio State University, de 2012, revela que comer uma maçã por dia ajuda a reduzir significativamente os níveis de colesterol ruim em adultos de meia-idade.

Embora estes estudo não possam garantir definitivamente que você nunca precisará de um médico, adicionar maçãs à sua dieta pode ajudar a melhorar vários aspectos de sua saúde. Veja então como a fruta pode realmente ajudar a manter o médico bem distante.

Fruta altamente nutritiva

As maçãs são frutas especialmente carregadas de nutrientes importantes para o organismo, incluindo fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Uma maçã média por dia fornece os seguintes nutrientes:

Calorias: 95

Carboidratos: 25 gramas

Fibra: 4,5 gramas

Vitamina C: 9% do valor diário (VD) necessário

Cobre: ​​5% / VD

Potássio: 4% / VD

Vitamina K: 3% / VD

Em particular, a vitamina C atua como um antioxidante para neutralizar compostos prejudiciais conhecidos como radicais livres e protege contra doenças. As maçãs também são uma grande fonte de antioxidantes como quercetina, ácido cafeico e epicatequina (flavonóides naturais).

Benefícios para a saúde

As maçãs têm sido associadas a vários benefícios que podem ajudar a promover a saúde a longo prazo.

Mantém a saúde do coração

Pesquisas mostram que comer mais maçãs pode estar associado a um risco menor de várias condições crônicas, incluindo doenças cardíacas. Na verdade, um estudo com mais de 20 mil adultos descobriu que o consumo de grandes quantidades de frutas e vegetais de polpa branca, incluindo maçãs, estava relacionado a um risco menor de derrame.

Isso pode ser devido à presença de flavonóides encontrados nas maçãs, que são compostos que reduzem a inflamação e protegem a saúde do coração. As maçãs também são carregadas com fibra solúvel, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, ambos fatores de risco para doenças cardíacas.

Contém compostos de combate ao câncer

As maçãs contêm vários compostos que podem ajudar a prevenir a formação de tumores, incluindo antioxidantes e flavonóides. De acordo com uma revisão de 41 estudos, consumir uma quantidade maior de maçãs diminui  o risco de desenvolver câncer de pulmão.

Outro estudo observou descobertas semelhantes, relatando que comer mais maçãs estava vinculado a um menor risco de câncer colorretal. Várias pesquisas sugerem que uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a proteger contra o câncer de estômago, cólon, pulmão, cavidade oral e esôfago.

Mais benefícios das maçãs para a saúde

As maçãs também foram associadas a vários outros benefícios para a saúde que podem ajudar a manter o médico longe:

Perda de peso

Por serem ricas em fibras, as maçãs demonstraram promover sensações de saciedade, diminuir a ingestão de calorias e beneficiar a perda de peso. Um estudo de 2009, que consta no “The National Center of Biotechnology Information” (Biblioteca Nacional de Medicina / Instituto Nacional de Saúde, dos EUA), testou como o consumo de maçãs em diferentes formas antes de uma refeição (fruta, purê de maçã ou suco de maçã, com e sem adição de fibra) influencia a saciedade e a ingestão de energia na refeição.

Melhore a saúde óssea

Estudos em humanos, animais e tubos de ensaio descobriram que comer uma quantidade maior de frutas pode estar associado ao aumento da densidade mineral óssea e a um menor risco de osteoporose (2017 – “The National Center of Biotechnology Information” / EUA).

Promove a função cerebral

Pesquisas feitas com animais sugerem que comer maçãs pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo, prevenir o declínio mental e retardar os sinais de envelhecimento (2011 – “The National Center of Biotechnology Information” / EUA).

Proteje contra asma

O aumento da ingestão de maçãs pode estar relacionado a um menor risco de asma, segundo um estudo de 2011, que se encontra no “The National Center of Biotechnology Information” / EUA.

Reduz o risco de diabetes

De acordo com uma grande revisão publicada em 2013, também encontrada no “The National Center of Biotechnology Information” / EUA, comer uma maçã por dia estava vinculado a um risco 28% menor de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com não comer nenhuma maçã.

As maçãs devem fazer parte da dieta, mas não substitui outros alimentos importantes

As maçãs são altamente nutritivas e têm sido associadas a vários benefícios à saúde. Provavelmente ingerir a fruta todos os dias não afetará negativamente sua saúde. No entanto, você não deve comer quantidades excessivas de maçãs todos os dias, pois pode ter problemas digestivos.

Existem muitas frutas e vegetais que oferecem um conjunto semelhante de nutrientes e podem ser igualmente benéficos para a saúde. Incorporar um cardápio variado à sua dieta pode adicionar mais sabor e valor nutricional.

Aqui estão algumas outras frutas e vegetais, com benefícios semelhantes aos das maçãs, e que podem ser desfrutados como parte de uma dieta saudável e equilibrada: banana, amora, brócolis, cenoura, couve-flor, laranja, couve, manga, pera, abacaxi, espinafre, morango e tomate. Sempre dê preferência aos hortifruti da temporada. Para obter melhores resultados para a saúde, saboreie uma variedade de frutas e vegetais como parte de uma dieta nutritiva e completa.