Bolívia fecha fronteira com o Brasil e Chile suspende trânsito internacional para conter avanço da covid-19

As medidas tomadas são para evitar que a variante brasileira P.1 piore a situação pandêmica desses países

1172
Foto: iShoot / Agência O Globo

O presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou pelo Twitter que as fronteiras com o Brasil serão fechadas por sete dias partir da 0h desta sexta-feira (02) e que uma espécie de lockdown seja feito nas cidades fronteiriças.

A medida tomada é para prevenir a entrada da variante brasileira P.1 no país. A expectativa é que isso aconteça a

“No marco das medidas para proteger a população, instruímos o fechamento temporário das fronteiras com o Brasil, por sete dias. Os Ministérios da Saúde, do Governo da Bolívia e das Relações Exteriores providenciarão o fechamento temporário de outros pontos, com base na situação epidemiológica”, disse o presidente, pelas redes sociais.

A Bolívia e o Chile foram, nesta quinta-feira (01), os últimos países da região a anunciarem a suspensão do trânsito de pessoas com o Brasil para conter o avanço da Covid-19. No caso do Chile, as restrições valerão para todas as suas fronteiras terrestres e aéreas durante o mês de abril, enquanto no boliviano, o bloqueio é exclusivo para os limites com o Brasil e tem duração inicial de uma semana a partir de sexta.

Santiago, anunciou que, a partir de segunda-feira, fechará por um mês todas as suas fronteiras “tanto para cidadãos chilenos quanto para estrangeiros”, com exceção apenas para viagens humanitárias. As fronteiras terrestres também serão bloqueadas, com a passagem permitida apenas para caminhoneiros que transportam produtos essenciais. Nestes casos, será necessário mostrar um teste negativo realizado até 72 horas antes.

FONTE: COM INFORMAÇÕES DO O GLOBO